Líderes do amanhã: a nova era social

A gestão de uma grande empresa é um desafio de responsabilidade e ousadia. Muitas vezes são os riscos assumidos que transformam para sempre a organização.


Atitudes corajosas das pessoas são a maior força que nutri um projeto.

Quando descobri o Marketing Social entendi que a essência dessa estratégia era o diálogo sincero e propositivo entre indivíduos. Afinal, o próprio nome carrega essa importante definição.

Social: “Aquilo que pressupõe relações, sociabilidade, abarcando relacionamentos, sentimentos, modo de ser, estar, agir e se manifestar”.

As novas gerações de consumidores têm cobrado comportamentos cada vez mais conscientes das empresas. E o Marketing Social alimenta essas expectativas não com práticas clássicas de propaganda, mas com ações focadas em reflexões profundas sobre valores fundamentais da nossa sociedade.

De pessoa para pessoa

Foi na elaboração da nossa estratégia de marketing social, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, que identifiquei algumas posturas de líderes que culminam no êxito:

  • Empatia: vai muito além do tratamento igualitário, é fundamental conhecer e compreender a trajetória e particularidades de cada um do seu time.
  • Autocrítica: todos nós erramos; um líder sabe reconhecer o erro e resolvê-lo com agilidade e humildade.
  • Transparência:  só uma relação horizontal é capaz de estabelecer a confiança entre a equipe e seu gestor. Seja a linha de frente, a referência, o emissário de todas as mensagens e estratégias.
  • Disposição em aprender: valorize o seu o aprendizado e de quem está com você. Acredite no potencial de cada um, aceite que eles também podem trazer uma pesquisa nova, uma tecnologia ou uma experiência diferente.  

Uma liderança de sucesso é capaz de identificar com clareza em que vértice os propósitos da empresa e do coletivo se encontram.

Sua presença é central para que a empresa como um todo compreenda, e, sobretudo, confie na responsabilidade social que a organização vêm abraçando.

O espírito de mudança começa de dentro para fora.

São tendências sociais de uma nova era

Durante muito tempo, a civilização usufruiu das fontes naturais e da inteligência humana para alcançar um grande nível estrutural de tecnologia e conhecimento.

Agora, um outro estágio se instaura. Despertamos o olhar às relações interpessoais onde o lucro não é o único fim.

Um negócio atual voltado para edificar transformações que se perpetuam. Concretizando na igualdade e maturidade da nossa sociedade.

Coragem é a palavra de ordem para líderes atentos a um amanhã ainda mais surpreendente e humano.