Aprendendo brincando: 4 dicas de desenhos infantis educativos

Esses dias estava no restaurante e fiquei observando como os pais de agora aproveitam as tecnologias para ocupar e distrair as crianças. É uma tática muito boa para as horas em que as brincadeiras de correr, pular e fazer bagunça precisam ser deixadas um pouco de lado.

Eu mesma fiz muito isso com meus meninos quando precisava trabalhar ou resolver alguma coisa. Afinal, que criança não gosta de uma televisão (ou de um celular), não é mesmo?

Confesso que às vezes me preocupava deles estarem assistindo muita televisão e jogando vídeo game. Mães acostumadas com as brincadeiras de rua ficam um pouco desconfiadas. Resolvi, por segurança e por curiosidade, pesquisar um pouco sobre o que estavam assistindo e foi então que me surpreendi.

A gente acha que é só diversão e entretenimento, mas vários desenhos infantis educativos ensinam muitas coisas bacanas, além de ser um ótimo passatempo.

Decidi trazer uma lista com 4 dicas de desenhos para ajudar todas as mães (e pais) a aproveitar de forma muito produtiva o tempo com seu filho:

1. Show da Luna

A série de desenhos mostra a vida de Luna, uma menina de seis anos muito curiosa e que ama ciências. Em cada episódio ela busca respostas para as perguntas mirabolantes – e muito inteligentes – que surgem em sua cabeça.

Ela, ao lado dos seus amigos, vivem altas aventuras tentando descobrir segredos incríveis do planeta, da sociedade e de todo a humanidade. Um show de aprendizado em cada episódio.

2. Dora Aventureira

Este não é muito novo, seu primeiro episódio foi lançado em 1999, mas também é um desses desenhos que vão muito além da diversão. Dora e seu amigo, o macaco Botas, estão sempre vivendo histórias que ensinam muito sobre valores importantes para o dia a dia.

O grande diferencial deste desenho é que Dora não só vive altas aventuras, como ela conversa com a criança pedindo ajuda para desvendar os mistérios. Isso faz com que elas a ajudem a resolver o problema de forma lúdica e muito educativa.

Além disso, Dora também ensina termos e pequenas frases em inglês, fazendo com que a criança se familiarize desde pequeno com um novo idioma.

3. Patrulha Canina

Estrelada por seis filhotes de cachorro heróicos, liderados por um menino de 10 anos chamado Ryder, essa série infantil tem muito a ensinar sobre coragem, amizade, fidelidade e amor ao próximo. A turma vive missões arriscadas que só são superadas com muita união e determinação.

4. Diário de Mika

Este desenho é um daqueles que toda mãe e pai tem na manga para usar quando a criança começa a fazer cara feia para alguma ordem. A Mika é uma menininha de 4 anos que expõe seus medos, desejos e dúvidas através de um aparelho eletrônico.

Ela não sabe escrever, então usa de desenhos para contar o que ela precisa. São histórias bem curtinhas que ensinam coisas simples, mas que são ótimas para os mais pequenininhos.

E aí, que tal? Gostou das dicas? Elas são ótimas para as crianças que às vezes precisam ficar mais quietas e mais calmas. Como é o caso do William, lembra dele? Já contei sua história aqui no blog e como sua mãe precisou se virar nos 30 pra fazer o menino sossegar.

A maternidade não é nada fácil, mas às vezes a gente conta com umas ajudinhas bem boas. Os desenhos infantis educativos são uma delas e não há nada melhor do que aprender brincando.

Confira nossas dicas de bem-estar para tornar sua rotina com o pequeno mais tranquila.