Instituto Ronald McDonald divulga carteira de projetos 2011

Noventa e oito projetos serão apoiados por meio dos Programas Atenção Integral e Diagnóstico Precoce

O Instituto Ronald McDonald anunciou no dia 18 de maio a carteira de projetos 2011 dos Programas Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com iniciativas que serão apoiadas em todo o país no combate ao câncer infantojuvenil. Ao todo, serão 98 projetos que receberão recursos arrecadados por meio das campanhas e eventos realizados pela instituição.

Programa Atenção Integral

O Programa Atenção Integral beneficiará diretamente 84 projetos de 21 estados e o Distrito Federal. O programa tem como objetivo dar apoio à qualificação e humanização da assistência oncológica, reduzir o abandono ao tratamento e incentivar o suporte psicossocial a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e seus familiares.

Estima-se que 30 mil crianças, adolescentes e familiares sejam beneficiados pela destinação de R$17,6 milhões a nove projetos de construção/reforma de casas de apoio, cinco projetos de construção/reforma de unidades hospitalares de oncologia pediátrica, nove projetos de fornecimento de equipamentos hospitalares, cinco projetos de aquisição de veículos para contribuir com o acesso das crianças ao tratamento, quatro congressos relacionados ao câncer infantojuvenil, três projetos de pesquisa científica, entre outros.

Veja aqui os projetos beneficiados por este programa

Programa Diagnóstico Precoce

Idealizado pelo Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), o Programa Diagnóstico Precoce visa contribuir para que profissionais da rede de atenção básica de saúde possam suspeitar precocemente dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, aumentando assim, as chances de cura dos pequenos pacientes.

Nesta etapa, 14 projetos foram selecionados em 11 estados brasileiros. Ao longo do ano, a expectativa é que mais de 7 mil profissionais da rede de atenção básica à saúde sejam capacitados, incluindo agentes de saúde, médicos, enfermeiros, entre outros.

O total a ser destinado é de cerca de R$ 1,2 milhão de reais. Estas ações serão possíveis graças às doações arrecadadas pela Campanha dos Cofrinhos, que tem mobilizado cada dia mais clientes da rede de restaurantes McDonald’s a doarem o troco em prol da causa do câncer infantojuvenil, além do McDia Feliz e da parceria com a Icatu Seguros.

Veja aqui os projetos beneficiados por este programa

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.