Artigo: Desafios e Expectativas

Por Bianca Provedel.

Apesar de todas as barreiras e desafios que encontramos pelo caminho, e mesmo após atravessarmos 2 anos seguidos de pandemia, o terceiro setor conseguiu se fortalecer e provar a importância do trabalho filantrópico para a sobrevivência de milhões de pessoas em situações de vulnerabilidade. Ao longo do ano de 2022, o Instituto Ronald conseguiu ampliar ainda mais o seu impacto na luta contra o câncer infantojuvenil no Brasil, graças ao apoio e parceria de pessoas e empresas que enxergam na solidariedade uma maneira de transformar o mundo em um lugar melhor e mais justo.

Em 2022, conseguimos aumentar nossa arrecadação e, mesmo com uma equipe reduzida, expandimos a atuação do Instituto em diversas frentes, sempre com foco em aumentar as chances de cura do câncer em crianças e adolescentes para atingirmos os níveis de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ampliamos, por exemplo, o Programa Diagnóstico Precoce para, também, sensibilizar profissionais da educação para os primeiros sinais e sintomas da doença. Segundo dados da publicação “Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil”, do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojuvenil é longo e, por isso, muitos pacientes iniciam o tratamento em uma fase avançada da doença.

Agora, mais do que nunca, temos como objetivo estimular ao máximo a cultura da solidariedade, para que 2023 possa trazer tantas conquistas quanto as expectativas que os resultados do ano de 2022 criaram. Para isso, será indispensável a parceria de todas as pessoas e empresas amigas da causa. Contamos com o apoio de todos para que, nesse ano, possamos trabalhar ainda mais em prol da saúde e bem-estar dos nossos pequenos, agora com uma equipe reforçada e preparada para os desafios que estão por vir. Juntos acolhemos vidas e transformamos histórias!