Saiba mais sobre as causas do câncer infantojuvenil

Por muito tempo o câncer foi associado a uma doença de adulto, como se sempre fosse resultado de um conjunto de fatores ambientais, genéticos e hábitos não saudáveis que desenvolvemos ao longo da nossa vida. Surpreendentemente, pesquisas indicam que, quando o assunto são crianças e adolescentes, este não é o melhor retrato. É apenas parte do contexto maior. Saiba tudo sobre o câncer infantil no post tudo sobre o câncer infantojuvenil


Na criança e no adolescente, ele costuma afetar células do sistema sanguíneo e tecidos de sustentação do corpo. Além disso, as causas do câncer são, na maioria das vezes, de origem embrionária.

É aí que encontramos tanto a maior dificuldade quanto a melhor solução. Como crianças estão em fase de crescimento, o desenvolvimento da doença é muito mais rápido e, ao mesmo tempo, mais propenso a bons resultados se diagnosticado precocemente e tratado adequadamente nos centros especializados.

Segundo o INCA, os tumores mais frequentes na infância e adolescência são as leucemias, os linfomas, e os do sistema nervoso central. Estimam-se cerca de 12.500 novos casos para este ano.

As causas do câncer aliadas ao tratamento

Eu sei que o número não parece otimista, porém a boa notícia é que o progresso no tratamento da doença para essas faixas etárias foi muito significativo.

Se na década de 90 as chances de cura no Brasil era de 15%, hoje elas chegam a 80% se diagnosticado precocemente e com o tratamento de qualidade, possibilitando que a maioria das crianças e adolescentes tenham uma ótima qualidade de vida após a doença!

Esse avanço resultou de um trabalho árduo voltado, principalmente, para o diagnóstico precoce. Quando profissionais da saúde suspeitam dos sinais e sintomas em crianças e adolescentes e são agilmente encaminhados para centros especializados, recebendo diagnóstico e tratamento logo nos primeiros estágios da doença, os resultados e chances de cura são potencializados em muitos casos.

Isso faz com que os medicamentos, a alimentação e tudo ao redor da criança seja direcionado para o que ela realmente precisa e enfrenta, aumentando as chances de um resultado positivo.

Um desafio que é encarado de frente

Esta postura firme é o que mais me aproximou do Instituto Ronald McDonald. Ao se comprometer com a aproximação de famílias da cura, ele buscou atuar de forma integral nas necessidades da causa.

Para possibilitar que mais crianças e adolescentes sejam diagnosticados precocemente e encontrem as melhores opções de tratamento, o Instituto criou o Programa Diagnóstico Precoce.

É através dele que capacitações para profissionais de saúde são realizadas, atentando para os sinais e sintomas do câncer que você também tem a oportunidade de conhecer através do e-book, combatendo a desinformação de pais e médicos, o medo do diagnóstico e a dificuldade no acesso aos serviços de saúde.

Este cuidado de abraçar todas as esferas dessa luta é a principal missão do Instituto, e o que mais me enche de orgulho.

A mensagem que quero deixar aqui hoje, é para que se compartilhe nas redes essas informações. Quanto mais pessoas estiverem atentas para os sinais, maiores as chances de famílias procurarem ajuda precocemente e receberem tratamento certeiro e adequado!