1001 Km de solidariedade: Ultramaratonista encara jornada inédita em Portugal para ajudar a causa do câncer

Já se imaginou correndo um percurso de mais de 1001 km? Essa foi a missão do ultramaratonista Mauro Chasilew para o desafio inédito Portugal 1001, que aconteceu do dia 26 de setembro até 9 de outubro (2021). Ele promoveu a venda dos quilômetros percorridos na prova como forma de arrecadar recursos para ajudar na luta contra o câncer infantojuvenil. Com a sua dedicação e força, Mauro engajou 64 doadores e mostrou o que é fazer a diferença com o projeto “1001 km de solidariedade!”. Ao todo, foram arrecadados R$ 4.555,84 que serão investidos nos programas e projetos do Instituto.

A ultramaratona atravessou de norte a sul de Portugal, indo de Guimarães a Algarve, em 14 dias de prova, com média de 71,5km diários. O brasileiro é o único participante que saiu do Brasil para a prova, que contou com 15 corredores.

Durante o desafio, Mauro incentivou que as pessoas fizessem doações online para ajudar crianças e adolescentes com câncer a superarem esse desafio e continuarem o tratamento oncológico.

Há mais de 22 anos, o Instituto Ronald McDonald tem como missão propiciar saúde e qualidade de vida para centenas de famílias no Brasil que passam pelo tratamento e lutam pelas vidas de seus. Em 2020, Chasilew realizou o desafio por meio de uma live com transmissão no Youtube correndo na esteira em 12 horas (100km) como forma de arrecadar recursos para o Instituto Ronald.

“Estávamos em casa, em isolamento social da Covid-19 e ouvindo notícias ruins sem parar. Por isso criamos um movimento virtuoso de multiplicação de boas ações em que todos podem, e devem participar, pois todos seremos beneficiados”, destaca Mauro Chasilew. Na época, o desafio serviu de treino para a maratona, que acabou sendo adiada devido ao contexto da pandemia. A ação arrecadou quase R$ 7 mil que foram investidos nos projetos e programas da ONG.

Você também pode ajudar na luta contra o câncer infantojuvenil transformando sua conquista em uma ação solidária. Basta entrar em contato: instituto@instituto-ronald.org.br.