Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil realiza evento de reapresentação em Brasília

Você sabia que, a cada ano, cerca de 9 mil novos casos de câncer infanojuvenil são diagnosticados no Brasil? A doença representa a primeira causa de morte na faixa etária de 1 e 19 anos no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA. Com objetivo aumentar os índices de cura, reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em tratamento oncológico, foi criada a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil, que foi reapresentada, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, em solenidade no último dia 26 de abril, às 10h.

 

Criada pelo Deputado Bibo Nunes em maio de 2019, a FP, que visa instituir políticas nacionais de atenção à oncologia pediátrica no Brasil, tem sido apoiada por Deputados Federais de diversos partidos políticos. Para Bibo, “essa é uma luta muito nobre, em que no Brasil, de 1 a 19 anos, é a doença que mais mata: o câncer. Estamos lutando muito, inclusive nas faculdades de medicina, que têm hoje apenas 1 hora aula sobre câncer infantil. Estamos lutando para que seja uma cadeira. É uma causa nobre que tem sentimentos com relação à saúde da população e o câncer infantil é uma das causas que mais choca, mais fere a família”, aponta o político.

 

Para o Coordenador Técnico da Frente Parlamentar e Superintendente do Instituto do Câncer Infantil, Dr. Algemir Brunetto, “a Frente Parlamentar se tornou importantíssima para os avanços nas Políticas Públicas do câncer infantojuvenil, com a sanção da Política Nacional de Atenção a Oncologia Pediátrica. Vamos priorizar a implementação da Lei junto as esferas Municiais, Estaduais e Federal e continuar buscando melhorias para o tratamento do câncer infantil. Ter os apoios dos instrumentos legislativos é sem dúvida um marco histórico e pioneiro em nosso País para salvar vidas”, ressalta.

 

A solenidade de reapresentação da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil terá a presença de autoridades políticas e membros do comitê estratégico, além de representantes de instituições e organizações que lutam contra o câncer infantil. O evento é aberto ao público e será uma oportunidade para discutir os avanços na luta contra o câncer infantojuvenil e as próximas metas da FP.

 

Conforme a presidente do CONIACC, Dra. Teresa Cardoso, no Brasil, o câncer infantojuvenil é um grande problema de saúde pública por ser a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 1-19 anos. “Vimos no nosso país, a necessidade de aumentar as nossas taxas de cura. Para isso há uma necessidade de um grande esforço nacional e de todas as esferas. Diante do exposto, a frente parlamentar e uma iniciativa de grande importância para diminuirmos as desigualdades, em busca na melhoria no atendimento oncológico pediátrico e  alavancarmos nossas taxas de cura. Este deve ser um momento histórico de mudança para o bem das crianças e adolescentes do Brasil”, finaliza.

 

Segundo a Dra. Denisa Bousfiel, da Sociedade Brasileira de Pediatria, “a atenção em oncologia pediátrica é diversa daquela realizada para pacientes adultos, incluindo prevenção, tipos histológicos e terapêutica, sendo importante, neste contexto, a implantação de uma Política Nacional de Atenção específica para Oncologia Pediátrica”, explica.

 

O Superintendente institucional e fundador do Instituto Ronald McDonald destaca que “é com muita felicidade que comemoramos a reapresentação e a chegada de novos integrantes para a Frente Parlamentar do Combate ao Câncer Infantil, uma iniciativa suprapartidária, que trabalha para promover políticas públicas que garantam melhores condições para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer no Brasil. Nós, do Instituto Ronald, trabalhamos há mais de 24 anos com esse propósito e é muito gratificante ver a causa pela qual a gente tanto luta ganhando voz dentro do cenário político nacional”.

 

O LANÇAMENTO

Em agosto de 2019, a FP foi lançada oficialmente no Congresso Nacional, dando início a uma campanha de mobilização para que o câncer infantojuvenil seja considerado uma prioridade nas políticas públicas. O comitê estratégico da Frente Parlamentar é composto pelo Deputado Bibo Nunes, pela CONIACC (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer), pelo Instituto do Câncer Infantil, pelo Instituto Ronald McDonald e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

Para saber mais sobre a Frente Parlamentar, acesse Frente Parlamentar (fpcancerinfantil.com.br)