De 4 a 6 de maio, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos realizou, na cidade de São Paulo, o Festival ABCR – um evento totalmente dedicado a discutir a captação de recursos para organizações da sociedade civil. Foram três dias de evento, com mais de 100 horas de conteúdo total e 500 participantes de todo o país.
A campanha Doação nas Alturas, uma parceria entre o Instituto Ronald McDonald e a Avianca Linhas Aéreas, foi apresentada na programação do Festival na sessão sobre “Casos inovadores de captação de recursos”. Participaram da apresentação, que contou com moderação de René Steuer da ABCR, Renata Iorio – vice-diretora de Relações com Investidores do Hospital Pequeno Príncipe e Flávia Reis – gerente de Desenvolvimento Institucional no Instituto Ronald McDonald.
Sobre a campanha – Vencedora do Prêmio Mobiliza 2015, na categoria ‘Campanha Inovadora’, realizado desde 2009 pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e pelo Instituto Filantropia, a campanha premiada consiste na entrega para os passageiros Avianca, pelos comissários de bordo da empresa, de envelopes para doações ao Instituto Ronald McDonald. Essa iniciativa já arrecadou cerca de R$ 350 mil ao longo de dois anos – somente em 2015 foram doados R$ 107 mil. Todo o valor foi destinado a projetos que visam aumentar as chances de cura do câncer em crianças e adolescentes.
Além dos envelopes, que já têm uma comunicação visual e escrita voltada para potenciais doadores, a companhia também exibe um vídeo sobre o Instituto na TV de bordo e o comissário, chefe de cabine, reforça a mensagem, convidando os passageiros a participarem da ação.
O objetivo da parceria entre Avianca e Instituto Ronald McDonald é, além da arrecadação, difundir as informações sobre a incidência de diversos tipos de câncer entre crianças e adolescentes, que no Brasil é a principal causa de morte por doença na faixa etária de zero a 19 anos.
Na foto, da esq. para dir, a palestrante Renata Iorio, o moderador René Steuer e Fávia Reis.