Relevância da causa
Você sabia que, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil? A cada hora, pelo menos um novo caso é diagnosticado no país. Sabemos que os números intimidam, mas eles devem ser sempre lembrados a fim de ressaltar a importância da luta contra o câncer infantojuvenil.
De acordo com os estudos publicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 400 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer todo ano, em todo o mundo. No Brasil, são mais de 8 mil, considerando o mesmo período.
Nos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as chances de cura podem chegar a até 80%. No entanto, esse não é o caso do Brasil. Por aqui, a probabilidade de cura do câncer infantojuvenil é de até 64% e, ainda assim, os números podem variar dependendo da região.
75%
Sul
70%
Sudeste
65%
Centro – Oeste
50%
Norte
50%
Nordeste
Um dos principais fatores atribuídos ao diagnóstico tardio da doença, podendo diminuir as chances de cura, se deve ao fato de que muitos sintomas são confundidos com os de outras doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento sobre o câncer é um fator determinante para um diagnóstico rápido e seguro.
Os sintomas mais comuns entre crianças e adolescentes são:
Leucemia: Atinge cerca de 25% de crianças e adolescentes.
Tumor no Sistema Nervoso Central: Atinge cerca de 25% de crianças e adolescentes.
Linfomas: Atinge cerca de 13% de crianças e adolescentes.
Tumor Ósseo: Atinge cerca de 6% de crianças e adolescentes.