A história do Instituto Ronald McDonald
O Instituto Ronald McDonald tem seu início no Brasil conectado com a história do menino Marquinhos e sua família, moradores da Tijuca, no Rio de Janeiro, e grandes torcedores do Vasco da Gama. Desde o momento em que os pais de Marquinhos, Francisco e Sônia, souberam do diagnóstico de Leucemia Linfóide Aguda do menino, eles permaneceram firmes em conseguir sua cura.
Marquinhos logo iniciou o tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA), mas recebeu a notícia de que precisaria de um procedimento que, na época, não existia no Brasil. Mas desistir nunca foi uma opção para sua família e com a ajuda de amigos e familiares, iniciou-se a campanha SOS Marquinhos, que contou com a realização de uma partida com jogadores de futebol profissional para destinar a verba a ajudar o pequeno a conseguir sua cura. Logo, a família foi para Nova York, nos Estados Unidos, onde conheceram e se hospedaram em uma Casa Ronald McDonald durante o tratamento de Marquinhos no Memorial Hospital.
Muito tempo já havia se passado e infelizmente o menino Marquinhos faleceu, mas isso impulsionou seu pai a se tornar um voluntário da causa
e na coletiva de imprensa do McDia Feliz de 1991 no Brasil, Francisco acabou conhecendo e perguntando para o Presidente do McDonald’s o motivo de não existirem locais como a Casa Ronald McDonald no Brasil. A longa conversa terminou no início do Instituto Ronald McDonald, criado para ajudar jovens e adolescentes, assim como suas famílias, durante todo o processo de tratamento contra o câncer e outras enfermidades.