Campanha visa alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
O Instituto Ronald McDonald, instituição participante da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), participa da campanha Setembro Dourado. O objetivo é alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que é a principal causa de morte por doença na faixa etária de zero a 18 anos.
No Brasil, na década de 90, as chances de cura da doença que atinge crianças e adolescentes eram de 15%. Hoje, através do tratamento de adequado e o diagnóstico precoce, as taxas de cura podem ultrapassar os 80%. Apenas para este ano, o Instituto Nacional do Câncer estima cerca de 12.600 casos novos de câncer infantojuvenil no país. Por isso, a campanha visa conscientizar os pais e responsáveis a ficarem atentos a sinais e sintomas prolongados que podem ser confundidos com outras doenças comuns à infância.
Em paralelo ao Setembro Dourado, acontece a Ação Infância e Vida, uma parceria entre o Banco do Brasil e a CONIACC. Além de conscientizar sobre a doença, a ação visa também a arrecadação de doações que serão revertidas para o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todas as regiões do Brasil. Os interessados em abraçar a causa pode saber mais informações através do site bb.com.br/infanciaevida.