Em 20 anos, o Instituto Ronald McDonald somou diversos parceiros estratégicos que ajudaram na construção da sua história. Seja para tirar projetos do papel ou promover credibilidade diante de apoiadores, as parcerias foram ferramentas importantes para consolidação da marca.
No segundo capítulo da WebSérie de 20 anos, Mariana Gomes e Bianca Provedel contaram um pouco dos passos dessa trajetória. Se você ainda não conhece nessa WebSérie, veja o primeiro capítulo aqui.
A importância de parceiros estratégicos
Não há dúvida que doações são elementos essenciais para que qualquer organização não-governamental possa manter o seu trabalho. Todavia, os 20 anos do Instituto Ronald mostram que esta relação representa ainda mais. Difundir em escala nacional programas que possibilitam o diagnóstico precoce, o encaminhamento e o acolhimento adequado para crianças e adolescentes com câncer e seus familiares é o resultado de um trabalho contínuo de parceria. Ou seja, não é apenas um incentivo financeiro, mas o compromisso pela mudanças estruturais de uma realidade.
Com isso, elas explicam que essas relações foram sendo construídas ao longo do tempo sob a garantia de um relacionamento transparente e leal. Um diálogo que se firmava em uma via dupla que garantia ao investidor que seus dinheiro foi bem empregado por meio de auditoria de projetos, monitoramento dos mesmos e prestação de contas de tudo que foi aportado.
Como afirma Mariana Gomes, Especialista em Mobilização de Recursos do Instituto Ronald McDonald:
“…todas as empresas que aportam recursos aqui podem ter a certeza que esses recursos vão ser aplicados da forma correta, num projeto que de fato vai beneficiar crianças e adolescentes com câncer e as suas famílias.”
São diversas formas de doação: patrocínio de eventos, doações de produtos e serviços, e aportes periódicos que ajudam a manter as atividades da instituição.Se você tem uma empresa e quer saber mais como ajudar, veja o nosso texto sobre marketing social empresarial.
Credibilidade e confiabilidade
Como forma de estreitar o diálogo com a sociedade e aumentar a confiabilidade do público, há mais de 10 anos, o Instituto investe em comunicação institucional. Para isso, a tecnologia foi uma importante ferramenta que fez com a causa de crianças e adolescentes com câncer tivesse visibilidade no âmbito público.
E uma das responsáveis por este processo de comunicação do Instituto foi Bianca Provedel, hoje Coordenadora de Mobilização de Recursos e Comunicação. Em seu depoimento, ela salientou:
“Eu acho que as ferramentas digitais nos ajudam justamente nessa interlocução, em ampliar o diálogo com essas pessoas, estreitar essas ligações, além de toda questão relacionada ao aumento de arrecadação de recursos.”
O marco de 20 anos de atuação é um símbolo de maturidade. É o resultado prático de uma equipe dedicada a estreitar laços com os principais stakeholders a fim de tirar do papel um projeto audacioso que posiciona a marca de maneira consistente. Isso faz com que seu público tenha a confiança necessária para manter-se engajado em uma causa que representa a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil.
Valor T de transparência
Um dos valores mais importante do Instituto é a transparência, é ela que evidencia todo trabalho desenvolvido pela equipe de Mobilização Social, Recursos e Comunicação dentro da instituição. Todos os editais e relatórios de monitoramento do que é investido pode ser encontrado no site para quem quiser conhecer. Toda informação é dada para que o doador, seja ele empresarial ou pessoa física, não tenha dúvidas sobre o projeto. E assim, também reafirme a importância do apoio para este desafio que muda a vida de milhares de crianças e adolescentes por todo país.
E você, vai começar a ajudar quando?