No mundo corporativo, inovação é regra. É a busca constante pela posição de destaque no mercado que nos faz perceber que inovar vai muito além de implementar novas tecnologias. É também tomar atitudes capazes de gerar um efeito positivo na vida do outro.
Pode parecer que não, mas quando uma empresa percebe a importância de apoiar uma causa social, ela faz diferente, inova, ganha visibilidade e se aproxima de seu público. Um caso de sucesso é a nossa parceria com a Alphabeto que, ao firmar parceria conosco numa iniciativa para beneficiar crianças e adolescentes com câncer, sentiu que fazia parte de um propósito.
Essa parceria se estende à própria rede McDonald’s. Na fala de emílio Cavaliere Sartório, presidente da Associação Brasileira de Franqueados McDonald’s:
A instituição não hesita em ampliar os horizontes quando se trata de estratégias de combate ao câncer infantil e juvenil. A sociedade brasileira já está colhendo os resultados dessas iniciativas, principalmente com o aumento do índice de cura. Como franqueado, eu me sinto orgulhoso em apoiar e trabalhar pelas ações do Instituto Ronald McDonald.
São iniciativas assim, simples e que se encaixam no propósito da empresa, que atendem consumidores cada vez mais exigentes. Vivemos numa era que não basta apenas oferecer um produto ou serviço, mas precisa-se assumir posturas firmes diante de problemas maiores, referentes à própria sociedade.
Mais que nunca, é preciso tomar a responsabilidade para si, ser promotor das mudanças que se espera no mundo. E você sabia que os resultados disso são benefícios que refletem internamente, na própria empresa?
O impacto do voluntariado empresarial
A solidariedade sempre foi presente como sentimento e forma de organização na sociedade, no entanto, a conexão do mundo atual deu um novo significado a ela. Se você está pensando em se tornar um voluntário, mas ainda não sabe direito como fazer separamos algumas respostas aqui no blog.
Além do óbvio benefício para a sociedade, apostar em voluntariado empresarial significa pensar no desenvolvimento da sua própria empresa e dos seus colaboradores. Uma pesquisa que une estatísticas deste tipo de trabalho com a Cidadania Corporativa trazem resultados promissores que vão muito além de meros benefícios fiscais.
89% dos gestores consideram que o voluntariado faz do colaborador um profissional melhor, sendo 16% mais engajados com a empresa. Sabe o vestir a camisa? Ele nunca funcionou tão bem e por uma causa tão nobre.
Não é de surpreender que essas estatísticas sejam reflexos das últimas gerações (Y, Millennial e Z), que tendem a ser mais conscientes sobre o ambiente ao seu redor por viverem em ambientes globais. Afinal, 88% acreditam que o trabalho é mais satisfatório se causar um impacto positivo.
A tendência vêm se firmando de maneira tão promissora que organizações socialmente responsáveis poderem se inscrever no Sistema B, um grupo que reúne empresas que reconhecem seu potencial transformador em questões econômicas, sociais e ambientais.
Ser uma Empresa B significa ser agente mobilizador, capaz de utilizar seus recursos para o bem, agregando pessoas e ideias e desenvolvendo cidades que ficam ao seu entorno.
O trabalho voluntário, quando aplicado a empresas, exige um cuidado com a divisão das atividades, os deveres e, principalmente, a organização do tempo. Isso porque, em grande parte dos casos, o Programa de Voluntariado caminha paralelo às funções de trabalho.
Sendo assim, ao pensar um projeto de ações busque sempre o engajamento dos participantes. Assim, é uma das formas mais prováveis de que, individualmente, cada voluntário se dedique envolver outras pessoas no projeto.
O avanço das tecnologias da comunicação inundou de realidade nosso cotidiano. A modernidade precisou lidar com a constatação dos problemas sociais de um lado a outro do globo. Isso estimulou uma sensação coletiva de que é preciso unir forças e trabalhar em conjunto, todos por todos. Nesse contexto, o trabalho voluntário ganhou muitas forças e aqui neste texto vamos te ajudar a encaixar essa atividade na sua rotina.
A relação entre marketing e responsabilidade social
Apesar de parecerem sinônimos, cada um tem sua bagagem. Chama-se responsabilidade social a maneira como organizações incorporam princípios sociais na sua própria cultura. Marketing social, por outro lado, são as ações realizadas para expôr a construção desta responsabilidade social.
Nenhum dos dois têm o momentâneo como característica majoritária. Eles são projetos que necessitam de processos, como qualquer outro, a diferença é que devem ser renováveis. Como projetos precisam data de início e fim, pode-se considerar o voluntariado empresarial como processos culturais que precisam ser fomentados, mantendo sempre o objetivo claro.
Em 2018, empresas estreitaram seus laços conosco, fazendo daquele o ano da solidariedade. Nós também montamos uma lista de 5 ONGS para ser voluntário que podem se adequar à cultura da sua empresa.
Fomos além, mostrando como o Atados pode ser uma ótima ferramenta para descobrir organizações do terceiro setor para apoiar e como a 3M Impact comprou a ideia do marketing social e vem crescendo pautando-se em atitudes extremamente positivas para sociedades de todo o mundo.
Muito mais que fofo, contamos a história de um cachorro surfista chamado Bono, e falamos sobre como ele faz a diferença na vida de crianças e adolescentes com câncer no Rio de Janeiro.
Uma força estratégica
Tudo isso nos prova que o cenário continua em transformação. Afinal, se 83% dos funcionários são mais leais a uma empresa que os permite contribuir com questões sociais e ambientais, por que não explorar isso de forma positiva? É mantendo um ambiente sustentável que possibilitamos o nosso próprio crescimento.
Percebem? O voluntariado empresarial é, mais que nunca, uma força estratégica que visa diminuir a rotatividade de funcionários e aumentar sua produtividade.
Aplicar isso a um negócio, entretanto, inclui um remanejamento de custos e investimentos. É preciso uma análise cuidadosa para não desestruturar o sistema empresarial construído e, por isso, uma equipe especializada é essencial para esse momento de adequação. Existem alguns aplicativos que podem dar assistência nesse momento delicado.
Um bom começo é se preparar para uma black friday solidária. É uma forma simples e prática de testar a ideia e ver se ela funciona para o contexto atual da sua empresa — não fique surpreso se a resposta for extremamente positiva.
O fato é que já existe uma nova era social que promove lideranças do amanhã, que se pautam no hoje para tornar o futuro mais proveitoso para todos.