O Instituto Nacional de Câncer, o Inca, publicou, no dia 23 de novembro, a pesquisa “Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil”, que aponta que o Brasil terá, entre 2023 e 2025, aproximadamente 704 mil novos casos de câncer por ano. Os dados são ainda mais alarmantes quando falamos de novos casos da doença em crianças e jovens, que podem chegar a atingir aproximadamente 8000 mil ocorrências por ano.
O câncer é a doença que mais acomete crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, conforme a pesquisa, com desigualdade das chances de cura associada as regiões do país. Atualmente, no Brasil, a chance média de cura do câncer em crianças e adolescentes está em torno de 64%. Enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul e Sudeste são 75% e 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente. Nos países com alto IDH, as chances podem chegar em até 80%.
De acordo com o INCA, comparações com anos anteriores não são recomendadas, já que novas bases de dados de incidência e mortalidade podem ser incorporadas à pesquisa.
Quer saber mais? Consulte a tabela com dados mais completos sobre a estimativa para o câncer infantojuvenil nos próximos anos clicando no link abaixo: www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa/estado-capital/brasil/cancer-infantojuvenil