Em 2015, mais de R$ 31 milhões foram arrecadados através de doações, eventos e campanhas
Apesar de 2015 ter sido um ano bem difícil para quase todos os setores da economia, o Instituto Ronald McDonald comemora as arrecadações que beneficiam adolescentes e crianças com câncer que são assistidos pelos seus Programas. Ao longo deste ano foram apoiados 117 projetos em todo o país, os Programas que estão contemplados nesses projetos e que assistiram obras em todo o país são: Programa Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Casa Ronald McDonald e Espaço Família Ronald McDonald.
A principal fonte de arrecadação em todos os anos é o McDia Feliz, principal campanha nacional em prol de adolescentes e crianças com câncer, que em 2015 arrecadou R$ 22,114 milhões. Por meio de doações, outros eventos e campanhas, o Instituto Ronald McDonald arrecadou ao longo deste ano aproximadamente R$ 31 milhões.
“Estamos positivamente surpreendidos com os resultados desse ano. Como todos nós sabemos foi um ano muito difícil para a economia, o que também impacta diretamente no terceiro setor. Mas com o compromisso de nossos parceiros e a participação da sociedade em nossas campanhas e eventos, mais uma vez contribuímos para possibilitar saúde, esperança e vida para milhares de adolescentes e crianças com câncer. Estamos muito felizes e certos de que em 2016 teremos novos desafios e novos projetos para cumprir”. É assim que Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, avalia o ano que se encerra.
Confira algumas das conquistas que marcaram o ano de 2015:
Em todo o país, ao longo do ano de 2015, 61 instituições receberam recursos do Instituto Ronald McDonald para desenvolver importantes projetos e ações sociais em prol do câncer infantil e juvenil, entre elas a capacitação de 18.859 mil agentes de saúde em 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal, por meio do Programa Diagnóstico Precoce, que visa identificar de maneira precoce possíveis sinais e sintomas do câncer infantil e juvenil. O número de profissionais capacitados é 14,4% maior que o do ano anterior.
Outro importante destaque foi o apoio às seis Casas Ronald McDonald existentes e o início das obras de construção de mais duas unidades, uma em Itaquera, na zona leste da capital paulista e outra em Barretos, um importante polo de tratamento no interior do estado de São Paulo. As Casas Ronald McDonald oferecem gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os jovens pacientes e seus acompanhantes.
Jantar de Gala e Torneio de Golfe também arrecadaram recursos para a causa:
A décima segunda edição do Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald, um dos maiores eventos de golfe beneficente da América Latina, mais uma vez representou uma importante arrecadação para o Instituto Ronald McDonald. O evento arrecadou nessa edição a renda líquida de R$ 298 mil.
Outro evento realizado pelo Instituto Ronald McDonald para angariar recursos para o combate ao câncer infantil e juvenil foi a sétima edição do Jantar de Gala Instituto Ronald McDonald, realizado no espaço Villa Vérico, em São Paulo, que teve como apresentadores os jornalistas Celso Zucatelli e Camila Galetti e contou com a participação de empresários, executivos e formadores de opinião. Em uma única noite, o evento atingiu um resultado líquido de R$555 mil.
Além dos eventos, o Instituto Ronald McDonald também tem importantes campanhas de arrecadação e parceiros. As doações de pessoas físicas e jurídicas obtidas em parceria com a Avianca e outras doações diretas atingiram a marca de R$ 269.052 mil. A ação Troco Premiado, uma parceria com a Icatu Seguros, somou cerca de R$ 401 mil. E as contribuições deixadas nos Cofrinhos do Instituto Ronald McDonald, que podem ser encontrados em todos os restaurantes McDonald’s do país, totalizaram mais de R$ 4.106.641 milhões em doações.
Outra fonte de recurso importantíssima é a venda do McLanche Feliz, a cada unidade vendida, três centavos são doados ao Instituto Ronald McDonald, que em 2015 arrecadou R$ 1.139.812,51 milhão em doações, essa quantia é 13,7 % maior do que a arrecadada no ano anterior.
Além dessas ações ao longo do ano de 2015, a arrecadação por meio da doação de óleo dos restaurantes Outback, Applebee’s e McDonald’s angariaram R$ 142.087,75 mil. As demais doações ficaram por conta dos Membros Mantenedores do Instituto Ronald McDonald, que são pessoas jurídicas e fornecedores que juntos computaram aproximadamente R$ 775.833,50 mil.
Para finalizar, o Instituto Ronald McDonald comemora os primeiros frutos colhidos das novas parcerias, são elas: ELO, que em aliança inédita com o Instituto arrecadou R$ 250 mil com uma campanha onde a cada transação realizada em cartão de débito ou crédito com bandeira ELO, R$0,10 eram revertidos para os projetos do Instituto Ronald McDonald. Papelex, empresa líder do ramo de distribuição de materiais de escritório e informática no Rio de Janeiro que realizará um aporte financeiro anual para a compra de materiais.
E por fim, a parceria com o escritório Fadiga & Mardula, escritório de advocacia que contempla os serviços de elaboração e revisão de contratos, o apoio nas questões trabalhistas, legislação do terceiro setor e convênios.