Encontre capítulos RMHC, casas Ronald McDonald, telefones móveis Ronald McDonald Care ou Salas Familiares Ronald McDonald em todo o mundo. Entre em contato com eles para aprender mais sobre oportunidades de voluntariado em sua comunidade.

No cenário do câncer infantojuvenil, a força do trabalho voluntário é fundamental. Muito do que tem sido feito no país se deve à mobilização de voluntários e voluntárias que, muitas vezes, após a perda de um ente querido se sensibilizam para ajudar outras famílias que passam pelo mesmo.
É o caso por exemplo de Francisco Neves, o Chico, superintendente do Instituto Ronald McDonald. Após perder seu filho, ele se tornou voluntário no Instituto Nacional de Câncer – Inca. Ali teve a oportunidade de participar do McDia Feliz e iniciar todo o trabalho que conhecemos hoje com o Instituto Ronald McDonald.
Milhares de voluntários atuam regularmente em instituições parceiras do Instituto Ronald McDonald em todo país. A ajuda deste mutirão de solidariedade permite que as instituições viabilizem as atividades junto às crianças e adolescentes, contribuindo com a cura.
Durante a campanha McDia Feliz, as instituições participantes mobilizam em torno de 30 mil voluntários, um grupo que abraça a causa e luta pelo aumento das chances de cura do câncer em crianças e adolescentes do nosso país.
Os voluntários podem exercer diferentes atividades de acordo com seu interesse, aptidão, experiência e disponibilidade. A atuação pode ser desde apoio psicossocial às crianças e adolescentes e familiares, até a execução de atividades operacionais e administrativas, assim como na organização e participação em eventos institucionais e campanhas de arrecadação.
O voluntariado é um valor que cada vez mais agrega à vida das pessoas, combinando vontades individuais com interesses coletivos. Para ser um voluntário, basta ter vontade e comprometimento para doar seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social, contribuindo assim para mudanças e melhorias na comunidade onde atua.
Oportunidades de voluntariado
Atualmente, o Instituto Ronald McDonald não possui posições para voluntários em seu escritório localizado no Rio de Janeiro, mas indica que você entre em contato com instituições parceiras, que oferecem diversas oportunidades em todo o Brasil como:
Casas de apoio – Voluntários nas casas de apoio (inclusive Casas Ronald McDonald) podem ser responsáveis por ações como: suporte a pacientes e familiares, preparo de refeições, recolhimento de doações e vendas nos bazares, arrecadação de recursos, inclusive venda de tíquetes antecipados no McDia Feliz, realização de projetos específicos e performances artísticas.
Bono, Ivan e a criançada da Casa Ronald McDonald
Bono é um cachorro voluntário que desde 2014 doa seu tempo, junto com seu dono Ivan, para alegrar o dia a dia de crianças e adolescentes na Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro. Ele é um labrador treinado para interagir com as crianças, que brinca e alivia a tensão da garotada durante o tratamento em suas visitas.
Hospitais – suporte a pacientes e familiares, supervisão de crianças em brinquedotecas, leitura de histórias, entre outros.
McDia Feliz – Há muitas oportunidades para voluntariado no McDia Feliz: venda de tíquetes antecipados, produtos promocionais, motivação de funcionários, performances artísticas e muitas outras ações.
Entre em contato diretamente com uma das instituições na lista abaixo e seja voluntário!
Conheça a instituição mais próxima de você
Declaração Universal do Voluntariado
Lei do Voluntário
Conheça mais sobre os nossos programas
Inscreva-se para receber todas as atualizações do Instituto Ronald McDonald