35ª edição da campanha vai acontecer no 26 de agosto e beneficiará 72 projetos de 51 instituições que atendem crianças com câncer.
Mais uma vez, um das maiores e principais campanhas solidárias do país está se aproximando: o McDia Feliz. Com o objetivo de arrecadar recursos para o combate ao câncer infantojuvenil, a 35ª edição do evento acontecerá no sábado, dia 26 de agosto e, este ano a campanha anuncia o retorno do apoio à região de Goiânia. Todos que quiserem participar, podem adquirir os tíquetes antecipados do sanduiche Big Mac no valor de R$18,00 pelo site www.mcdiafeliz.org.br.
O Instituto Ronald McDonald em parceria com o McDonald’s e com o governo estadual estão unidos esforços para investir e fortalecer o atendimento às necessidades das crianças e adolescentes com câncer da região. Com a articulação e parceria dos segmentos público e privado e com o projeto do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA) que iniciará suas atividades pelo público infantojuvenil, o Instituto Ronald McDonald junto com o governo Estadual e o McDonald’s irá focar em impulsionar as demandas locais para dar o suporte para esse novo serviço, contribuindo para a sociedade local.
Diante disso, nos próximos dias 22 e 23 de agosto, a equipe técnica do Instituto Ronald McDonald e o superintendente Institucional estarão reunidos com o secretário da saúde do Estado para definirem as prioridades e etapas de longo projeto junto à região. O ideia é iniciar com a disseminação local do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, já que está já é uma prioridade do governo estadual na região para o ano de 2023 e na sequência identificarmos as demandas que serão provenientes deste novo serviço que entrará em funcionamento e a possível estrutura de assistência e apoio às famílias que estiverem em tratamento no hospital, com a possibilidade de uma casa de apoio dedicado a dar o suporte à família antes, durante e após o tratamento da doença. É o começo de uma nova jornada junto com a comunidade de Goiânia pela saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer da região.
O câncer infantojuvenil é a doença que mais mata crianças de 1 a 19 anos, segundo o Inca, com o surgimento de um novo caso cada hora Brasil. Por isso, a campanha do McDia Feliz é sinônimo de transformação, já que ela promove uma oportunidade para ampliarmos o nosso olhar para o câncer infantojuvenil, para falarmos com nossos filhos sobre solidariedade e esperança, e ainda transformamos a vida de tantas famílias pelo mundo. E é esse o meu propósito, contribuindo para a saúde e qualidade de vida e, assim, aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil.”, afirma Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.
A campanha acontece desde 1988 e é um sucesso absoluto. Todos os anos, no último sábado de agosto, os restaurantes da rede McDonald's de todo o Brasil destinam valores significativos com a venda do Big Mac para essa nobre causa. Além disso, diversas atividades são realizadas para engajar a população, como shows, apresentações de artistas locais e atividades lúdicas para as crianças.
Em Goiás, nos últimos 5 anos de campanha, os recursos foram direcionados para o Instituto Ronald McDonald atuar em estratégias nacionais de combate ao câncer infantojuvenil fundamentais para contribuir com o aumento das chances de cura desta doença. Um dos pontos focais fortalecidos pelo Instituto Ronald McDonald foi a expansão do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer infantojuvenil um programa de capacitação de profissionais da saúde e educação básica para que possam suspeitar da doença e saiba como encaminhar as crianças para o correto diagnóstico, o que pode ser decisivo entre a vida e a morte do paciente. Outro trabalho realizado com esses recursos foi o apoio a expansão de políticas públicas nacionais para as crianças e famílias que atravessam esse contexto com a articulação de diversos segmentos da sociedade civil e intersetorial com governo e iniciativa privada para que as ações possam alcançar todas as regiões brasileiras de forma mais equitativa. “Tivemos em 2022, inclusive a Lei 14.308 de 2022 que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica.”, adiciona Bianca.
Só no último ano, o McDia Feliz arrecadou R$ 25,8 milhões. Do total, R$ 19,9 milhões foram destinados ao Instituto Ronald McDonald, o que beneficiou 64 projetos de 51 instituições que atuam com oncologia pediátrica em 19 estados e no Distrito Federal.
O Instituto Ronald McDonald já apoiou mais de 1.749 projetos de 108 instituições de norte a sul do país, impactando diretamente e positivamente mais de três milhões de crianças e adolescentes com câncer, além de suas famílias. Ao todo, a campanha já arrecadou mais de R$ 375 milhões, contribuindo para o aumento das chances de cura de 35%, quando foi realizada a primeira campanha, para 64%, atualmente como média nacional.
Como parte desse processo, o Instituto Ronald McDonald, afim de garantir a transparência e também assegurar o correto investimento dos recursos da sociedade, assim como, dos investidores que doam os recursos para essa campanha trabalha com um rígido processo de seleção de instituições que possuem regularidade com as situações cadastrais e toda a documentação, assim como, sejam referenciadas pelo Ministério da Saúde, além disso, realiza o acompanhamento técnico dos projetos executados e também a auditoria financeira dos projetos realizados.
“Crianças e adolescentes que lutam contra o câncer muitas vezes passam por momentos difíceis durante o tratamento, tanto física quanto emocionalmente. Com a arrecadação do McDia Feliz, é possível proporcionar condições mais adequadas e confortáveis para esses pacientes, além de contribuir para o avanço das pesquisas médicas. Além disso, o McDia Feliz também impacta de forma positiva a economia local. A cidade de Goiânia conta com diversos restaurantes participantes, o que promove um aumento significativo no fluxo de visitantes e clientes. Estamos confiantes que o investimento na comunidade será fundamental para contribuir para o aumento dos índices de cura da doença na região e para a qualidade de vida das famílias assistidas. Estamos muito felizes com essa parceria que desejamos que seja duradora e muito frutífera. É importante reforçar que essa conquista isso só está sendo possível pelo empenho e trabalho conjunto da marca McDonald’s na região através do franqueado Nadim Haddad, e fundamentalmente, pela parceria do Governo do Estado para juntos pensarmos nas soluções e atendermos à população que tanto necessita.” destaca Bianca.
Linha de produtos McDia Feliz
Com objetivo de ajudar milhares de crianças e adolescentes com câncer, o Instituto Ronald McDonald também conta com uma linha de produtos McDia Feliz, com estampas exclusivas assinadas pela
renomada estilista Lethicia Bronstein e com venda revertida para a causa. Fazem parte da coleção diversas peças, como camisetas, moletons, sacolas, sacochilas e croppeds, com ilustrações da campanha McDia Feliz. Toda a compra de produtos personalizados com o tema da campanha terá o valor revertido para a causa do câncer infantojuvenil no Brasil. Para adquirir o seu produto customizado e os tíquetes digitais antecipados de Big Mac, basta acessar: https://www.mcdiafeliz.org.br/nossos-produtos).
Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais 24 anos atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de estudantes e profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em Instituto Ronald McDonald.