close.png

Newsletter SignUp

Inscreva-se no nosso eNewsletter para ler histórias inspiradoras de nossas famílias e aprenda como seu apoio ajuda as crianças a se curarem.

  •  
  • Erro

    Não foi possível recuperar seus dados devido a um erro.

  • close.png thank_you.png
    OBRIGADO POR INSCREVER-SE

    Estamos muito satisfeitos por você ter decidido se juntar à nossa família. Hoje, você se juntou a um movimento global que permite que as famílias se concentrem no que é mais importante - o filho doente - enquanto cuidamos do resto!

    Seus amigos na Ronald McDonald House Charities
     

    5 dicas para você começar a levar uma vida leve

    A vida não é mesmo fácil. Ela feita de altos e baixos que vão escrevendo nossa história. Às vezes as coisas ficam tão difíceis que chegamos a acreditar que não vamos dar conta. Mas levar uma vida leve é possível e nós vamos te mostrar como agora.


    Quanto a isto, não há muito o que fazer. É preciso encarar cada desafio com destreza e confiança, acreditando sempre que tudo tem o seu propósito.

    Como esta verdade não é nada particular, significa que todo mundo vive uma montanha russa de acontecimentos durante a vida. Por isso, algumas táticas foram desenvolvidas e aprimoradas de forma a enfrentar de maneira mais saudável os percalços da vida.

    Exercícios de respiração, contato com a natureza, metodologias de organização são algumas das possibilidades. Com elas você pode deixar o desânimo para trás e tomar decisões com mais assertividade. Além disso, diminuir o estresse e a ansiedade também faz muito bem a saúde.

    Sendo assim, trouxemos uma lista para você que está tentando levar uma vida mais leve. São cinco dicas simples para ser pontapé da sua jornada rumo a uma vida mais positiva e tranquila.

    1. Conecte-se com a natureza!

    Não precisa ter nascido no campo ou ser hippie para se beneficiar do contato com o verde. Todos nós carregamos uma parcela significativa da natureza em nossa existência.

    Quando conseguimos nos aproximar mais delas percebemos como esta conexão faz bem para nossa mente, espírito e corpo. Um passeio no parque, um banho de cachoeira ou o canto dos pássaros em uma fazenda pode estimular algumas habilidades essenciais.

    Por exemplo, a criatividade, o foco e um olhar mais positivo e bem humorado para os desafios. Isso faz com que você lide melhor com os problemas e possa traçar caminhos que te levem a melhor solução.

    2. Tente não somatizar!

    É normal que ao longo da vida nós passemos por inúmeros problemas e mágoas. Todavia, fazer um enorme compilado desses momentos e se convencer de que sua vida está fadada ao fracasso não ajuda. É preciso entender que cada dificuldade faz parte de um processo único, e que elas não são crônicas.

    Deixe o que passou para trás. Tente focar no seu problema atual, sem pensar no passado ou no futuro. Resolva uma questão por vez e se não se sabote dando mais valor ao que de ruim te aconteceu. Destaque as coisas boas que te acontecem. Você vai perceber que elas são muitas.

    3. Use e abuse do que te faz feliz!

    Frequentemente cometemos o erro de dar mais valor ao que é difícil para nós e que não necessariamente nos faz feliz.

    Acabamos fazendo coisas para a aprovação de outras pessoas ou, então, tentando se encaixar em padrões de vida diferentes do que nós realmente acreditamos. Isso nos faz gastar uma enorme energia com o que nos deixa infelizes.

    Liberte-se! Viva o que faz seu coração pular!

    4. Desapegue de coisas, atitudes e pessoas!

    A regra é simples: quanto menos, melhor. Tente olhar ao redor e descobrir o que é essencial para você. Não tenha vergonha. Pegue papel e caneta e faça uma lista de prioridades. Reflita sobre tudo.

    Hábitos, pessoas, compromissos, objetos, alimentos. Quando nós nos enchemos de coisas é quase certo que algumas delas estão ali, simplesmente, por apego. Pode ser que nem façam tanta diferença assim, mas estão ali há tanto tempo que acabamos nos acostumando.

    Isso gera uma bola de neve que te dá a impressão que você está sempre atolado. A verdade é que você só está acomodado.

    5. Dedique-se mais a você mesmo!

    Que tal colocar todas essas dicas em prática? Para isso, tente se colocar no centro de todas elas. Você tem que ser prioridade. Metodologias, práticas meditativas, yoga, estilos de vida, exercícios mentais e práticos existem aos montes por aí.

    O que você precisa fazer é experimentar! Se conhecer e saber qual o tipo de atividade funciona melhor para você. Para isso é preciso se dedicar. Que tal tirar uma horinha da semana para focar em você? Nesse tempo tente ler e conhecer coisas novas, e depois se jogue nelas e viva!

    Não existe uma fórmula perfeita para a felicidade. Ela é uma construção diária que requer sim bastante empenho. Sempre consciente de que ser feliz não é uma constância, para a felicidade existe, necessariamente, é preciso ter a tristeza. Afinal, seria tudo meio sem graça né?

    E aí, está a fim de começar esta transição para vida leve? Saiba tudo sobre o bem-estar de crianças e adolescentes com câncer aqui nos nosso blog.

    Leia mais no blog

    IRM Histórias

    • overlay

      Mariele Costa da Silva

      X

      A história de Mariele é muito especial, pois ela foi uma das primeiras crianças a usufruir da Casa Ronald McDonald Belém, uma casa de apoio feita com muito carinho para receber pacientes que chegam à capital do Pará para tratamento. Vale lembrar que, segundo dados do Inca (Instituto Nacional d... (Continuar lendo sobre Mariele Costa da Silva)

    • overlay

      JULIA FARIA

      X

      Em 2008, Julia Moreno Faria, hoje com 13 anos (2021), foi diagnosticada com glicogenose hepática 1B. Em 2014, um novo diagnóstico: mielodisplasia. Julia, apesar de ser nascida no Rio de Janeiro, é hospede da Casa Ronald McDonald Campinas, no interior de São Paulo, e ainda continua seu tratamento... (Continuar lendo sobre JULIA FARIA)

    • overlay

      FAMÍLIA NEVES

      X

      A história da Família Neves começou com a história de uma família comum: pai, mãe e dois filhos que viviam no bairro da Tijuca e levavam uma vida tradicional. Trabalho, escola, lazer no Tijuca Tênis Clube e futebol com a torcida pelo Vasco da Gama. Mas esta história começou a tomar um novo ... (Continuar lendo sobre FAMÍLIA NEVES)

    • overlay

      Maria Vitória Gomes Ferreira

      X

      Maria Vitória tem apenas 11 anos, mas já passou por muita coisa na vida. Quando tinha apenas cinco aninhos foi diagnosticada com um tumor cerebral. Ela teve que mudar radicalmente sua rotina. Saiu do pequeno município de Rio Crespo, em Rondônia, no norte do país, para uma grande cidade com o... (Continuar lendo sobre Maria Vitória Gomes Ferreira)

    • overlay

      JUAN YURE

      X

      Da cidade de Fortaleza, no Ceará, Juan Yure Carneiro das Chagas, com apenas 12 anos, já enfrentou obstáculos que poderiam desestruturar qualquer pessoa adulta. Depois de uma inocente brincadeira entre amigos, Juan descobriu uma alteração no osso femoral. A partir dessa constatação, ele foi di... (Continuar lendo sobre JUAN YURE)

    • overlay

      MACISTER JUSTINO

      X

      Aos 17 anos, com um caderno de desenhos e lápis de cor nas mãos, Macister Junior Justino chegou na Casa Ronald McDonald Campinas, umas das sete unidades do Programa Casa Ronald McDonald em operação no Brasil. O jovem foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin – um câncer no sistema linfático -... (Continuar lendo sobre MACISTER JUSTINO)

    • overlay

      HELOISA GEMELLI

      X

      Em maio de 2017, aos 14 anos, Heloisa Gemelli, de Cascavel, no Paraná, foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin. Seu pai, Alessandro, médico, já havia sido capacitado pelo Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald (o Programa, em 10 anos, já capacitou mais de 26 mil profissionai... (Continuar lendo sobre HELOISA GEMELLI)

    • overlay

      OSCAR E ANA BEATRIZ

      X

      Ana Beatriz, 19, andava inquieta pelos corredores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém - PA. Ela não gostava de ficar muito tempo no quarto. Internada para fazer exames relacionados ao Teratoma de Ovário, em 2017, quando conheceu a Vilma, que estava com o filho internado. Ele,... (Continuar lendo sobre OSCAR E ANA BEATRIZ)

    • overlay

      JUAN CARLOS

      X

      Em 2011, aos 10 anos, Juan Carlos de Araújo Moreira foi diagnosticado com câncer: 10 tumores malignos e uma metástase no pulmão. Hoje, aos 18 anos, ele está curado, é estudante de técnico de informática, está no seu primeiro emprego e tem o sonho de estudar fora do país. Juan mora em Campo... (Continuar lendo sobre JUAN CARLOS)

    • overlay

      Vicente e Antônio

      X

      "Eu falo para todo mundo que meu filho foi muito bem recebido na Casa Ronald McDonald Belém. É um lugar muito organizado, que nos recebeu de braços abertos. Estou muito feliz de estar aqui com ele". O relato emocionado é do Vicente Nascimento, pai do Antônio Márcio Nascimento, de 13 anos, q... (Continuar lendo sobre Vicente e Antônio)

    Conheça as

    Famílias

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

    Inscreva-se para receber todas as atualizações do Instituto Ronald McDonald