Artigo: Campanha contribuirá na luta contra com câncer infantojuvenil no Brasil

Por Francisco Neves

O câncer ainda é a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer, o Inca. Os números, assustadores, ilustram uma realidade presente no nosso país: a cada hora, surge um novo caso da doença em crianças e adolescentes. Mas o que muitos não sabem é que, se a doença for diagnosticada de forma precoce, as chances de cura das nossas crianças aumentam. E é essa a missão do Instituto Ronald McDonald há 21 anos, aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil no país.

Já tivemos um grande avanço, mas ainda falta muito para realizarmos o nosso sonho. A chance média de sobrevivência à doença é estimada pelo Inca, hoje, em 64%. E as chances não são as mesmas em todas as regiões do país. Conforme o levantamento, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente. Neste ano, nosso desafio é ainda maior: nossas crianças fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus e mais do que nunca precisam de apoio para continuar o tratamento oncológico. Parar não é uma opção. Mas como uma organização sem fins lucrativos pode ir ainda mais longe e acelerar o avanço da oncologia pediátrica no Brasil?

Para encontrar formas de arrecadar recursos e manter nossos projetos e programas, temos trabalhado em novas estratégias que possam potencializar os avanços em prol das famílias atendidas. Doações de empresas e pessoas físicas são de extrema importância, e são essas contribuições que nos mantêm até hoje. Mas queremos ir mais longe e encontrar novos caminhos para salvar a vida dos pequenos pacientes oncológicos.

Esse esforço coletivo de nossa equipe para buscar novas alternativas de viabilizar recursos gerou uma um projeto social: a campanha Sorte Acelerada em parceria com a Hyundai Motor Brasil. Lançada em abril desde ano, – mês do aniversário do Instituto Ronald, a campanha que é considerada uma modalidade de sorteio filantrópico regulamentado pela Secap (Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria), órgão do governo responsável pela regulamentação desse tipo de atividade. A campanha Sorte Acelerada está a todo vapor pelo Brasil e tem se consolidado como mais uma importante ação solidária que mobiliza todo o Brasil e une sorte e causa. A Sorte Acelerada beneficiará 31 instituições que atuam com a oncologia pediátrica em todo país e sorteará um carro Hyundai HB20 Nova Geração Versão Sense 0KM Modelo 2020 1.0cc, no dia 09 de setembro de 2020, pela Loteria Federal. O Instituto Ronald McDonald e sua rede de instituições de todo Brasil têm o desafio de vender 500 mil cupons da Sorte Acelerada, no valor de R$ 10,00 cada.

Acelere você também e faça parte dessa ação solidária. Para participar da campanha ’Sorte Acelerada’, é simples: Acesse www.sorteacelerada.org.br/ e adquira seu cupom.

A sorte foi lançada e está acelerando na sua direção. Participe!

Francisco Neves é superintendente do Instituto Ronald McDonald