Artigo! O amor que ultrapassa o distanciamento: voluntariado em tempos de pandemia

 

 

 

Helen Pedroso

No mês de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, e nesse ano, a data tem um sentido diferente. Com o novo contexto da pandemia com a COVID-19, uma onda de incertezas e mudanças nos hábitos e na rotina da sociedade pairam sob o mundo. Mas uma coisa sabemos, o amor ultrapassa o distanciamento.

Devido ao impacto na saúde e na economia, campanhas de arrecadação que dependem de público presencial foram afetadas. Além disso, empresas de diversos segmentos, nacionais e multinacionais, estão sendo atingidas, apresentando perda significativa de recursos. O contexto é incerto sobre como será a evolução do coronavírus no Brasil e quanto tempo será necessário para superar esta situação.

Com novo cenário, a sociedade parece estar descobrindo seu papel também dentro dessa transformação do mundo e cada um de nós está revendo seu posicionamento como agente ativo na mudança do nosso planeta, deixando todos mais sensíveis e engajados. As ONGS estão ganhando outra conotação dentro da sociedade e sendo vistas como um pilar vital para e transformação social. Vivemos um tempo de dilemas e incertezas. Mas como continuar atividades de voluntariado em meio ao distanciamento?

Novo momento do voluntariado!

É importante lembrar que o trabalho voluntário é estratégico para a maioria das organizações sociais. Muitos voluntários atuam em todas as áreas, na governança (Conselhos), na operação de projetos e programas e tem papel estratégico na captação de recursos realizando eventos e campanhas. No entanto, por conta do isolamento social, a maioria dos programas de voluntariado presencial foram paralisados, entendendo que esse é momento de se evitar a circulação para diminuirmos os riscos de contágio e impedir a sobrecarga do sistema de saúde.

Outro ponto importante, a maioria dos voluntários no Brasil estão acima de 60 anos, e por isso estão no grupo de risco para o Covid-19. Do dia para noite as nossas organizações tiveram que se reinventar e buscar alternativas para a atuação destes voluntários.

Com isso observamos o aceleramento de diversos projetos de inovação e tecnologia, processos que levariam ainda muitos anos para acontecer, tiveram que acontecer em poucas semanas. E assim surgiu a atuação “virtual” dos voluntários, que acredito ser um caminho sem volta.

Um exemplo dessa adaptação foi o Instituto Ronald McDonald, que há 21 anos aproxima famílias da cura do câncer infantojuvenil, doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos no Brasil, segundo o Inca. Nossas crianças e adolescentes possuem imunidade baixa, estão no grupo de risco da COVID-19, e não podem parar o tratamento oncológico. Por isso, buscamos a cada dia reforçar o nosso propósito com revisão, reflexão e correção de rotas diária. Por isso, multiplicamos as formas de manter e alcançar os recursos e passamos a adotar medidas altamente restritivas, com processos de higiene ainda mais rígidos e evitando qualquer contato externo.

Essa rotina rígida de higiene aumentou a quantidade de produtos usados para assepsia, luvas, máscaras, álcool, entre outros, para todos os hospitais, casas de apoio e Casas Ronald, elevando os custos operacionais. Muitas vezes, as famílias que estão em distância social em nossas Casas (restritas aos seus quartos) não podem retornar às suas cidades de origem devido à falta de transporte, restrições do governo local e para evitar riscos de contaminação; portanto, precisamos manter e nos preocupar com essas famílias e mantê-las em um ambiente seguro.

Por isso, em abril, transformamos a campanha de arrecadação Sorte Acelerada em uma ação digital via e-commerce. A ação é uma parceria do Instituto Ronald McDonald com Hyundai Motor Brasil, com venda de cupons a R$ 10,00 para sorteio de um carro HB20 Nova Geração, que será realizado dia 09 de setembro pela Loteria Federal. Além de concorrer a chance de ganhar um carro zero, ao adquirir um cupom o participante ajudará 31 instituições parcerias do Instituto Ronald McDonald que atuam com oncologia pediátrica no país. Para adquirir o cupom e concorrer ao prêmio, basta acessar www.sorteacelerada.org.br .

E nossos voluntários estão participando ativamente dessa arrecadação, mesmo à distância. Como forma de incentivar a compra de cupons e doação, times de voluntários de instituições participantes estão impulsionando a divulgação das campanhas de arrecadação através das mídias digitais, grupo de amigos e conhecidos das regiões. Espalhando o amor mesmo no distanciamento!

É o caso também da campanha McDia Feliz, uma das maiores campanhas de arrecadação de recursos em prol de crianças e adolescentes no Brasil, que acontece, neste ano, no dia 21 de novembro. A edição 2020 da campanha será marcada pelo uso de recursos digitais e iniciativas que permitam a adesão e participação da campanha respeitando o distanciamento social, entre outras medidas de proteção, além de contar com ações para interação e engajamento no ambiente online. Será uma reinvenção para o voluntariado.

Precisamos mais do que nunca nos unir e nos ajudar nesse momento. Acredito que o voluntariado no futuro nunca mais será o mesmo. Teremos um novo universo digital a nossa disposição, podendo assim ampliar muito o campo para voluntários que querem ajudar mas tem dificuldades de mobilidade por falta de tempo ou qualquer outra impossibilidade.

Helen Pedroso é Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald