Dia de Doar: um novo jeito de ajudar

Você já ouviu falar no Dia de Doar? Porque eu nunca tinha escutado. Se você ainda não conhece, fica tranquilo(a) que vou te explicar.


O nome é bem autoexplicativo: um dia dedicado à doação. Mas ele vai um pouco além disso, tendo o objetivo de estimular o engajamento da maior quantidade possível de pessoas na causa da solidariedade com a ajuda da internet.

A história do dia de doar

A iniciativa nasceu em 2012, de uma organização de Nova York chamada 92Y.

Lá fora, o dia é conhecido como Giving Tuesday (ou Terça-feira da Doação), pois acontece na terça-feira após o Thanksgiving (ou Ação de Graças) — um feriado dedicado a agradecer o que temos e ajudar os mais necessitados.

O sucesso foi tanto que, já no ano seguinte, em 2013, a iniciativa se expandiu para outros lugares do mundo, inclusive para o Brasil! Atualmente, são mais de 45 países que participam oficialmente desse dia que se tornou um Movimento Mundial.

Aqui, o Dia de Doar 2018 vai cair na terça-feira, 27 de novembro.

O movimento por trás do dia

No Dia de Doar, não basta ajudar: tem que compartilhar! Além do objetivo primário de ajudar quem está precisando, esse dia também existe para fazer com que mais pessoas no mundo adotem uma rotina de solidariedade, e não só em datas comemorativas.

Por isso, parte do movimento envolve compartilhar essas boas ações nas redes sociais (com a ajuda da hashtag #DiaDeDoar) e convidar seus amigos e parentes a participar também. Por isso, o Instituto Ronald McDonald decidiu lançar mais que uma campanha para a data, mas um desafio.

O desafio de doar

O #DesafiodeDoar começa com a sua boa ação: a sua doação em qualquer valor (pode ser R$5, pode ser R$10, pode ser mil!) para o Instituto. Depois disso, você posta uma foto ou vídeo no Instagram, utilizando a hashtag da campanha e contando a sua experiência de doar. Por fim, desafia aquele amigo bacana a fazer o mesmo. Vamos criar uma corrente de boas ações?

Se a sua doação gera outra doação, que gera outra doação, que gera outra doação e assim por diante, imagina a quantidade de crianças e adolescentes com câncer que poderão ser assistidas e cuidadas em 2019 com o seu dinheiro! Por isso, o valor da contribuição não importa: o importante é participar e ajudar a divulgar esse movimento solidário que literalmente salva vidas.

A ação vai rolar do dia 20 ao dia 27 de novembro, e já conta com grandes parceiros como a Bodytech e influenciadores como a coach Astrid Lacerda.

A importância da sua doação

São as doações de pessoas como você e eu que permitem que o Instituto Ronald McDonald ofereça:
– Mais chances de sucesso no tratamento ao diagnosticar a doença o quanto antes, com o Programa Diagnóstico Precoce;
– Toda a infraestrutura necessária para que eles não interrompam o tratamento, com o Programa Atenção Integral;
– Um lar para os pacientes e famílias que moram muito longe, com as Casas Ronald McDonald;
– Diversão, entretenimento e leveza para para as crianças e adolescentes que estão fazendo quimioterapia, com o Espaço da Família.

Não fique de fora: participe!
Não sabe como doar? É simples! É só clicar aqui e seguir os passos.