15 de fevereiro: dia mundial de apoiar sonhos

A cura do câncer infantil é considerada um “milagre moderno” devido ao aumento significativo nas taxas de sobrevivência, especialmente em países desenvolvidos. É sobre a data de hoje, o Dia Mundial do Câncer Infantil, que falaremos aqui.


Isso significa que a luta contra o câncer está ganha? Não. Porque o câncer infantojuvenil ainda é a segunda causa de morte em crianças de 1 a 19 anos no Brasil, perdendo apenas para causas externas.

Por isso, o Dia Mundial do Câncer Infantil é uma data extremamente importante: ela deve ser celebrada pelas oportunidades de conscientização.

Esta causa é do Instituto Ronald McDonald, sua, da sua vizinha, do seu primo e pode ser até mesmo da sua empresa. Porque esta luta é de todos nós.

O Dia Mundial do Câncer Infantil é celebrado no dia 15 de fevereiro. A data foi criada pela CCI, uma rede Internacional do Câncer Infantojuvenil que reúne 181 organizações de 88 países. Juntos, eles buscam conscientizar toda a sociedade da importância de falar sobre o assunto.

Embora o número de famílias que enfrentam o câncer seja alarmante, as chances de cura também alcançam taxas significativas quando o diagnóstico é realizado nos estágios iniciais e a criança é encaminhada adequada, com acesso a um tratamento de qualidade.

Mas então qual o grande desafio pela frente?

Listamos alguns dos desafios para os próximos anos:

  • 1. É preciso identificar a doença, com um diagnóstico preciso;
  • 2. Encaminhar o paciente adequadamente nos estágios iniciais;
  • 3. Garantir um tratamento adequado.

Como é possível fazer isso virar realidade?

Há 19 anos o Instituto Ronald McDonald se dedica a tirar todos esses objetivos do papel.

Por meio do Programa Diagnóstico Precoce já capacitou mais de 20 mil profissionais da saúde para suspeitas dos primeiros sinais e sintomas da doença e encaminhar para a melhor opção de tratamento nos estágios iniciais.

Com o Programa Atenção Integral, o Instituto apoia ações prioritárias de enfrentamento ao câncer infantojuvenil. Assim como, também se faz presente na construção de estruturas de atendimento oncológico.

Por último, com o Programa Espaço da Família Ronald McDonald e a Casa Ronald McDonald possibilitam que as crianças e adolescentes consigam estar ao lado de suas famílias durante todo o tratamento, com um lar e um espaço de acolhimento. Deste modo, elas podem encontrar todo o suporte para encarar os desafios da doença.

Uma sociedade unida por sonhos e futuros

Não existe, ainda, uma vacina contra o câncer ou um tratamento que leve à cura definitiva. E é neste contexto que organizações como o Instituto Ronald McDonald atuam somando forças com quem queira assumir este compromisso. Esta corrente já conseguiu realizar muitos sonhos, como o do Arthur e da Rafaela.

Se você acredita que você também pode ser um elo dessa corrente, no dia 15 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer Infantil, dê visibilidade para esta causa. Use suas redes como ferramenta de engajamento e assine nosso manifesto em prol da luta contra o câncer infantojuvenil.