Encontre capítulos RMHC, casas Ronald McDonald, telefones móveis Ronald McDonald Care ou Salas Familiares Ronald McDonald em todo o mundo. Entre em contato com eles para aprender mais sobre oportunidades de voluntariado em sua comunidade.

Diminuir o tempo entre o aparecimento de sinais do câncer e o diagnóstico através de um serviço especializado. É esse o objetivo do Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald.
Neste momento, temos dois grandes motivos para falar sobre ele.
O primeiro é que o mês de setembro é conhecido como Setembro Dourado. Nunca ouviu falar? Aqui no Blog tem um texto completinho sobre a campanha que acontece paralelamente ao famoso Setembro Amarelo que chama atenção aos índices de suicídio.
Para relembrar, Setembro Dourado é dedicado a despertar o interesse e a percepção de toda a sociedade para a importância de se falar sobre o câncer infantojuvenil. O objetivo principal da campanha é, sobretudo, alertar a respeito da necessidade do diagnóstico precoce para o aumento nos índices de cura
Durante o mês, profissionais da saúde são capacitados para diagnosticar a doença assim que surgem as primeiras manifestações. Por meio do Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald já foram capacitados mais de 26.306 profissionais que atuam por todo o Brasil.
“Identificar precocemente o câncer infantojuvenil é determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos. Os sinais do câncer na infância muitas vezes são imprecisos e, por isso, é importante que os pais fiquem sempre alertas. O câncer, hoje, é uma das doenças que mais mata na faixa etária entre 1 e 19 anos”, reforça o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves.
Diagnosticar precocemente nos leva ao segundo motivo pelo qual precisamos abordar sempre essa questão. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer infantojuvenil é uma das doenças que mais mata crianças e jovens de 1 a 19 anos. Identificar precocemente o câncer pode ser determinante para que o tratamento alcance resultados positivos.
Desde o início da atuação do Instituto Ronald McDonald, lá nos anos 90, muita coisa mudou em relação a isso. Há 30 anos, o índice de cura era em torno de 15%, hoje, já é possível alcançar até 80% de cura quando a doença é identificada nos estágios iniciais. É por isso que o programa Diagnóstico Precoce é um braço tão fundamental para ações do Instituto Ronald McDonald, pois é um agente transformador de realidades.
Felizmente, já temos algumas histórias felizes para contar, como é o caso da Heloisa, uma adolescente de 18 anos que teve o câncer identificado pelo pai depois dele ter passado pela capacitação do Instituto Ronald McDonald. Você pode conhecer toda história dela aqui no Blog. Ela é uma das milhares de vidas que ganharam novos rumos a partir do trabalho desenvolvido no Programa.
De acordo com a Dra. Carmem Fiori, especialista em Oncologia Pediátrica, os sintomas do câncer infantil e juvenil podem se confundir com doenças comuns da infância. Por isso, os médicos precisam se capacitar para estarem atentos, e assim suspeitar e realizar o encaminhamento adequado
“É preciso reconhecer os principais sinais e sintomas para ampliar as chances de cura das crianças e adolescentes e diminuir também o sofrimento e as sequelas do tratamento. Em crianças, os tipos de câncer mais frequentes são as leucemias. Cerca de 30% das crianças com câncer possuem algum tipo de leucemia, que tem como principais sinais e sintomas: a anemia, palidez de pele e mucosas, que pode vir ou não associada a febre”, explica a especialista.
Capacitar para identificar os sinais da doença não é tratar, ou seja, não é preciso ser médico ou profissional da saúde para perceber a presença da doença na infância. Os sinais podem estar bem na sua frente pedindo por atenção e cuidado adequado. É por isso que qualquer um, seja pai, mãe, irmão, tio, avô ou toda a sociedade pode contribuir com essa ação e ajudar a encaminhar a criança para receber o melhor tratamento o mais rápido possível.
Portanto, se informe e compartilhe estas informações, você pode começar pelo nosso Guia: Conheça os sinais que podem indicar o câncer infantojuvenil. Baixe agora mesmo!
Inscreva-se para receber todas as atualizações do Instituto Ronald McDonald