Ex-paciente, estudante de enfermagem participa do Programa Diagnóstico Precoce

De paciente à profissional de saúde. Essa é a história da estudante de enfermagem Paola Silvestrim, de 20 anos. A jovem foi diagnosticada com câncer aos 9 anos de idade e hoje quer levar os conhecimentos adquiridos sobre os sinais e sintomas da doença ainda mais longe.

Em 2020, Paola foi capacitada pelo Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, em parceria com o Hospital do Câncer de Londrina HCL.

“Desde a descoberta da doença, a médica que me acompanhou sempre foi muito gentil. E foi aí que descobri minha paixão pela área de saúde e o desejo de cuidar das crianças. Por isso me capacitei no Programa Diagnóstico Precoce”, destaca Paola.

Disseminando o Conhecimento

Criado em 2008, o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil do Instituto Ronald McDonald visa promover a identificação precoce da doença por meio de capacitações de profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras da rede SUS e privada, além de estudantes de medicina e de enfermagem.

Em 12 anos de programa, o Instituto Ronald já capacitou, em parceria com diversas instituições do Brasil, mais de 27 mil profissionais de saúde, sensibilizando os participantes sobre a importância dos sinais e sintomas do câncer infantouvenil como auxílio para o aumento das chances de cura e impactando mais de 10 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Em 2020, o programa, em uma versão totalmente digital, capacitou 742 estudantes de enfermagem e medicina e residentes em pediatria. Quer saber mais sobre o Programa Diagnóstico Precoce do Instituto? Acesse: www.institutoronald.org.br/.