Instituto Ronald McDonald lança edital para formação da carteira de projetos de 2016

Post twitter

Cada instituição cadastrada poderá apresentar até três propostas de projetos a serem apoiados com recursos de eventos e campanhas

O Instituto Ronald McDonald lança hoje, dia 10, o edital para a formação da carteira de projetos de 2016.  O objetivo é selecionar projetos, em benefício de adolescentes e crianças com câncer, a serem apoiados com recursos arrecadados pela organização através de eventos e campanhas.

Para a elaboração do edital, o Instituto Ronald McDonald utilizou conceitos e princípios balizados pelas Portarias do Ministério da Saúde relativas à Política Nacional de Atenção Oncológica e que se baseiam na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1990).

O Instituto Ronald McDonald tem como objetivo contribuir para aumentar os índices de cura do câncer infantil e juvenil no Brasil, por meio de programas que promovem o diagnóstico precoce, tratamento de qualidade e atenção integral ao paciente – o que contribui para aumentar, e muito, as chances de cura.

Através do edital, as instituições cadastradas no Instituto podem apresentar propostas de projetos a serem contempladas em 2016 pelos diferentes programas do Instituto. São eles:

O Programa Diagnóstico Precoce que capacita profissionais da atenção primária da saúde e médicos para que identifiquem sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, encaminhando-os para o diagnóstico e tratamento nos centros especializados; o Programa Atenção Integral, que identifica as regiões do Brasil com demandas prioritárias na área de oncologia pediátrica e apoia projetos, como reforma e construção de unidades ambulatoriais e hospitais; humanização de ambientes, aquisição de equipamentos e veículos para transporte de pacientes; projetos de apoio psicossocial; pesquisas e atividades de intercâmbio.

Já o Programa Casa Ronald McDonald tem o conceito de ser “uma casa longe de casa” hospedando crianças e adolescentes em tratamento de câncer fora de suas cidades de origem. E o Programa Espaço da Família Ronald McDonald oferece dentro dos hospitais um espaço de acolhimento e conforto para os jovens pacientes e seus acompanhantes.

“O lançamento de um edital com o estabelecimento dos procedimentos e critérios para a seleção de projetos a serem apoiados é um fator fundamental para a transparência do processo, assim como para garantir que os recursos destinados promovam um impacto efetivo no combate ao câncer infantil e juvenil no Brasil”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Cada instituição cadastrada poderá submeter até três propostas de projetos para avaliação do Instituto Ronald McDonald. A data limite para a apresentação das propostas para o Programa Atenção Integral será no dia 19/02/2016 e para o Programa Diagnóstico Precoce o prazo é o dia 29/02/2016.