Inverno chegou: dicas para os pacientes oncológico curtirem a estação

Um país tropical caracterizado pela predominância de estações quentes, chuvosas e pouco definidas. Esse é o clima de grande parte do território brasileiro, mas como todo mundo sabe, e sente, o friozinho também aparece em alguns momentos do ano. E, pelo menos no calendário, o inverno já chegou! Com ele também vêm as preocupações com a saúde que nos fazem redobrar os cuidados com as doenças virais, principalmente para pacientes oncológicos.

No dia 21 de junho começou oficialmente o inverno no Brasil. Uma estação marcada pelos dias de sol firme e tempo seco que se tornam um prato cheio para a proliferação de doenças como gripes, resfriados, rinite, sinusite, pneumonia…

É por isso que esta época do ano pede tantos cuidados, principalmente para pacientes com câncer, sobretudo, as crianças. 

Cuidado com a imunidade

Grande parte das pessoas que passam pelo tratamento quimioterápico desenvolvem uma reação chamada neutropenia. Trata-se de um efeito colateral que atinge a imunidade e se soma aos efeitos “visíveis” do tratamento como a queda dos cabelos e a perda de peso. 

A quimioterapia combate às células cancerígenas, entretanto, ela também acaba afetando células benignas. Algumas dessas células sadias que ela pode atingir são da medula óssea e, quando isso acontece, há um desnivelamento das produções de glóbulos brancos, os agentes defensores do nosso organismo. Isso faz com que os pacientes adoeçam nos dias seguintes a sessões de quimioterapia, chegando a ser preciso interromper o tratamento para tratar das infecções. 

Portanto, o período do ano em que os dias são mais frios propiciam as condições necessárias para espalhar o vírus de várias dessas doenças. Logo, pacientes com câncer precisam estar atentos e evitarem algumas situações comuns à época como forma de prevenção.

Dicas para o inverno      

Não é preciso sacrifícios para a estação, afinal não há quem não goste de aproveitar o sol nos dias mais frios. É possível curtir o clima sem se privar, para isso, basta consultar o seu médico e tomar alguns cuidados básicos que servem para qualquer pessoa. 

  • Evite lugares fechados

É muito comum fecharmos todas as janelas para esquentar os ambientes, mas, na verdade, no inverno é preciso abri-las para deixar o ar circular evitando a concentração de doenças virais, sobretudo para lugares com muita gente como transporte público, escritórios e escolas. 

  • Valorize alimentos com vitamina C

Chocolate quente, pipoca, brigadeiro, fondue são comidas típicas para os dias frios, mas também são pouco nutritivas. Alguns alimentos são essenciais para o período de inverno, principalmente o que contém vitamina C, uma atuante no sistema imunológico. Aposte em laranjas, morangos, brócolis, couve-flor, repolho…

  • Mantenha as mãos sempre higienizadas

As mãos circulam por muitos lugares transportando micro organismos e vírus presentes no ambiente. Por isso, mantenha-as sempre limpas para evitar que a sua contaminação e a de outras pessoas. 

  • Tome água e use filtro solar

Muitas vezes associamos água e cuidados com o sol ao verão, mas a regra é clara: use sempre filtro solar e carregue uma garrafa de água com você. As baixas temperaturas fazem com que nosso corpo precise trabalhar mais para se manter aquecido e esse processo gera uma perda ainda maior de líquido. Ou seja, nada de esquecer em casa! 

Pacientes oncológicos devem seguir as orientações médicas e se resguardar. É possível optar por uma máscara que proteja as vias aéreas, que são canais de fácil contaminação através do ar, converse com seu médico e saiba o que se adéqua melhor às condições do seu corpo.  Leia mais sobre o bem estar de crianças e adolescentes com câncer no nosso post.

Não confunda os sinais

O diagnóstico precoce do câncer é umas das principais ferramentas de sobrevida, por isso é fundamental estar atento aos sinais do corpo. Principalmente quando o assunto é câncer infantojuvenil. Muitos dos sintomas da doença em crianças e adolescentes são confundidos com outras patologias mais comuns que vêm acompanhadas de febre, dores musculares, dores de cabeça, sonolência e outros, e se parecem muito com as doenças do inverno. Portanto, fique atento aos pequenos! 

Se você quiser saber mais sobre os primeiros sinais do câncer infantojuvenil se inscreva na nossa newsletter e enviaremos o “Guia: Conheça os sinais que podem indicar o câncer infantojuvenil”.