Mandela Day: unindo causas e promovendo igualdade

Você já ouviu falar no Mandela Day? Não? Então hoje você vai conhecer mais um pouquinho sobre essa festividade e saber como ela foi comemorada pela Aspen Pharma e pelo Instituto Ronald McDonald.

Antes de mais nada, é preciso falar sobre um dos maiores símbolos de luta e resistência do mundo: Nelson Rolihlahlaia Mandela. Ou simplesmente Mandela.

Mandela foi um líder sul-africano que dedicou sua vida a enfrentar o preconceito racial em seu país. Uma trajetória marcada pelo engajamento às causas da negritude na África do Sul, além de ter sido também o maior militante político contra o Apartheid – um regime de segregação racial que perdurou por muitos anos na África do Sul. Da prisão à presidência da África do Sul sob o marco de ser o primeiro presidente negro, a história de Mandela carrega um simbolismo claro de que sempre é possível fazer mais, principalmente quando as razões são primordiais à dignidade humana.

18 de julho: um dia de memória e exemplo

Baseado na vida inspiradora de Nelson Mandela que surgiu o Mandela Day. Comemorado no dia do seu nascimento, 18 de julho, a data criada pela Organização das Nações Unidas convida à reflexão sobre o racismo e a desigualdade social no Brasil e no mundo, e, sobretudo, como essa realidade impacta a vida de todos.

No dia 18, quinta-feira, a Aspen Pharma, uma empresa com sede na África do Sul celebrou essa data junto como o Instituto Ronald McDonald. 

Foi realizada uma grande festa na Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro que reuniu as crianças e adolescentes atendidos na instituição junto com seus pais, além de funcionários da empresa que puderam vivenciar um pouco dessa realidade, além de poderem conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo Instituto e pela Casa aproximando essas famílias da cura do câncer infantojuvenil. 

Além dessa grande celebração, o evento contou com uma roda de conversa sobre inclusão e diversidade e recebeu participantes ilustres como os atores Kaysar, Marcela Monteiro e a Roberta Rodrigues, além também das famílias hospedadas na Casa e as equipes de voluntários e colaboradores.

Estiveram presentes também a família Neves, Sônia, Chico e Carlos, a diretora da Aspen Pharma, Patrícia Franco, membros das equipes do Instituto Ronald McDonald e também funcionários das Aspen, que puderam conhecer de perto o projeto.   

O dia foi de muito aprendizado sobre como se quebrar as barreiras do preconceito, especialmente, até mesmo dentro de casa. Os participantes trocaram experiências e relatos sobre suas realidades. Mães, filhos, voluntários, funcionários do Instituto, da Casa e também da Aspen, todos puderam contar como lidam com a questão no seu dia a dia. Além disso, as mães e pais dos pequenos pacientes com câncer puderam dizer sobre o que é inclusão frente aos desafios que o enfrentamento do câncer pode ocasionar aos seus filhos e sua família. 

A Casa Ronald McDonald ficou pequena para tanta história emocionante. Conheça mais histórias no nosso post, Tudo que você precisa saber sobre o Instituto Ronald.

Mandela Day e a parceria com a Aspen Pharma

A ação foi resultado da parceria entre Instituto Ronald McDonald e a Aspen Pharma, uma multinacional sul-africana comprometida com as causas raciais e das desigualdades sociais. O encontro foi parte de uma série de atividades que a Aspen realizou em todo o mundo, foram mais de 120 projetos participantes em 40 países. 

No Brasil, a atuação da Aspen foi realizada na Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro e reafirmou uma parceria que sincroniza os desejos por um amanhã melhor. Como ressaltou Alexandre França, CEO da Aspen Pharma, a união com o Instituto Ronald McDonald ajuda na difusão de umas das causas mais importantes para a infância, o câncer infantojuvenil. Para ele, iniciativas como essa promovem a conscientização do diagnóstico precoce e possibilita o aumento nas chances de cura da doença.   

O Instituto Ronald McDonald se orgulha de ter sido o representante brasileiro na comemoração de uma data tão importante como o Mandela Day. Vamos seguir juntos mobilizando, conscientizando e enfrentando os desafios que dão sentido à união de forças capazes de transformar o futuro de todos.