Programa Diagnóstico Precoce

destaq_diag_precoce

Identificar precocemente o câncer infantil e juvenil é determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos. Por esta razão, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, que contribui para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, potencializando as chances de cura com o diagnóstico em seus estágios iniciais.

No Brasil, o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantil e juvenil é longo e por isso muitos pacientes chegam ao tratamento em fase avançada da doença.

Como Funciona?

Médicos, enfermeiros e agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Único de Saúde (SUS) são capacitados para que possam suspeitar de potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes e então encaminhá-los adequadamente para hospitais públicos de referência. Faz parte dos objetivos estimular também a estruturação da rede de atenção oncológica, através de análise da situação local e da articulação com o gestor do SUS.

Desde o projeto piloto, realizado em 2008, o programa já envolveu 20 instituições, promoveu a capacitação de 15.525 profissionais responsáveis pela cobertura de 17.850.784 crianças e adolescentes  de 0 a 19 anos, em 14 Estados.

(Dados de abril/2015)
                          

A capacitação é realizada através de um curso, com 20 horas de aulas para não médicos e 24 horas de aula para médicos, onde uma equipe docente especializada na Estratégia Saúde da Família e Oncologia Pediátrica abordam os seguintes temas:

  • Aspectos epidemiológicos e de organização da rede de atenção oncológica
  • A importância da Estratégia Saúde da Família na detecção precoce e no acompanhamento das crianças e dos adolescentes com câncer
  • Direitos das Crianças e dos Adolescentes portadores de câncer
  • Detecção precoce: possibilidades e limites
  • Sinais e sintomas do câncer na infância e na adolescência
  • Cuidados necessários com o adolescente e a criança com câncer
  • Cuidados paliativos em oncologia pediátrica
  • Aspectos psicológicos no cuidado da criança e do adolescente com câncer

Todos os profissionais capacitados recebem gratuitamente o livro Diagnóstico Precoce da Criança e do Adolescente, fruto da cooperação entre o Instituto Ronald McDonald, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). Além disso, as unidades de saúde cujos profissionais foram capacitados recebem os fluxogramas de sinais, sintomas e condutas para serem afixados no local.

Impactos

O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Instituto Fernandes Figueira (NATS/IFF) realizou pesquisa encomendada pelo Instituto Ronald McDonald para avaliar o impacto do Programa Diagnóstico Precoce. A coleta de dados foi realizada por 12 instituições participantes coordenadas pelo NATS/IFF. Foram analisados: 1.797 prontuários de crianças e adolescentes, 355entrevistas com responsáveis e 79contatos telefônicos com enfermeiros capacitados pelo Programa.

Os resultados apontaram os seguintes indicadores:

  • A implantação do programa ocasionou um aumento de 23% nos encaminhamentos de crianças e adolescentes com suspeição da doença para um serviço especializado nos bairros capacitados pelo Programa Diagnóstico Precoce.
  • Nos bairros capacitados, o tempo de trajetória da criança entre a suspeição e o diagnóstico diminuiu em 61%, de 13 para 5 semanas.
  • Nos bairros em que o Programa Diagnóstico Precoce ainda não foi implantado, a taxa de redução de tempo foi de 25%, de 08 para 06 semanas.

Reconhecimento internacional em oncologia pediátrica

Desde sua implementação em 2008, o Programa Diagnóstico Precoce recebeu diferentes reconhecimentos de organizações nacionais e internacionais.

  • Em 2009, o Programa Diagnóstico Precoce foi vencedor do VIII Prêmio LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil na categoria Saúde. Concorrendo com projetos de empresas como Arcelor Mittal Brasil e Sanofi-Aventis Farmacêutica. Os finalistas foram julgados por uma banca presidida pelo ex-jogador de futebol Raí, atualmente diretor-presidente da Fundação Gol de Letra. A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília e contou com autoridades brasileiras e francesas, especialistas em sustentabilidade e lideranças empresariais e do terceiro setor.
  • Em 2013, o Programa Diagnóstico Precoce recebeu o certificado da Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social. Das 1.011 inscrições recebidas pela organização, o Instituto Ronald McDonald entrou para o rol das 192 tecnologias que comprovaram a metodologia e os resultados alcançados.
  • Em 2013, apresentação oral no Congresso ICCC5: 5th International Cancer Control Congress, realizado em Lima, Peru, com o título Impact Assessment of the Early Diagnosis Program: Does Building Capacity of Primary Health Care Workers have an Impact on Referrals for Suspected Pediatric Cancer.
  • Também em 2013, no Congresso International Society of Paediatric Oncology (SIOP), realizado em Hong Kong, China, o Programa Diagnóstico Precoce foi apresentado no pré-congresso sob o tema PaediatricOncology in Developing Countries e também foi exibido em pôster na programação do Congresso.
  • Em 2014, apresentação oral no 46th Congress of the International Society of Paediatric Oncology, realizado em Toronto, Canadá, com o título Early Diagnosis: The Influence of Training of Primary Health Care Professionals for Suspicion of Pediatric Cancer in Brazil.

Assista o vídeo institucional sobre o Programa Diagnóstico Preoce


Edital de Projetos

O desenvolvimento e a realização do Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald é possível graças a parceria com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), que auxiliam o trabalho do Instituo na análise, seleção e acompanhamento dos projetos beneficiados.

Anualmente o Instituto Ronald McDonald divulga um edital de seleção para o recebimento de propostas no marco do Programa Diagnóstico Precoce, dirigido as redes de instituições cadastradas junto ao Instituto que atuam na temática do câncer infantil e juvenil.



Resultados de Editais (projetos aprovados)
Carteira de projetos 2016


Instituições cadastradas no Instituto Ronald McDonald