Casa Ronald McDonald Campinas inaugura espaço de convivência

Com o objetivo de ser um novo espaço de convivência social e lazer para ampliar o bem-estar dos adolescentes e crianças com câncer e seus familiares hospedados na Casa., a Casa Ronald McDonald Campinas inaugurou no dia 11 de junho o projeto Alinhavando.

A nova construção abriga uma ampla sala de jogos de mesa integrada ao espaço gourmet, salas de apoio a voluntários, sala de manutenção e o novo bazar da entidade. Tudo distribuído em 495m². O projeto prevê ainda uma sala de capacitações, onde será instalada a oficina de costura. “Estamos criando um espaço para que a avó possa fazer um bolo para o neto, ou que irmãos possam jogar pebolim juntos. Esse espaço foi pensado para proporcionar momentos de convívio saudável e contribuir para o bem-estar psicológico das crianças, que é fundamental para o sucesso do tratamento”, explica Carmem Buratto, coordenadora da campanha McDia Feliz na Casa Ronald McDonald Campinas e idealizadora do projeto Alinhavando.

O projeto Alinhavando recebeu R$ 300 mil por meio do Programa Atenção Integral, coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, para sua execução. O design arquitetônico foi uma doação da arquiteta Stella Buratto e sua execução também recebeu recursos de empresas como Bradesco, Via Metal, Casarão, Stella Buratto Coca-Cola, Espaço Gourmet, Green Wall, Rafaela Novaes, Unipisos, IC Transportes e Led Luz.

Vínculos de solidadriedade  – Carmen é uma das fundadoras da entidade e mãe da arquiteta do projeto Alinhavando. Ela, assim como os demais fundadores, enfrentaram o câncer em seus filhos e se solidarizaram com famílias que vinham de outras cidades e não tinham como se manter em Campinas para o tratamento. Hoje, 23 anos depois, sua filha Stella Buratto é quem assina o projeto arquitetônico doado para a nova área. “Stella se mobilizou ainda para conseguir fornecedores parceiros, para materializar o projeto. É como se as crianças pudessem se projetar para um mundo paralelo, longe da rotina de exames e internações”, conta orgulhosa.

A Casa em Campinas faz parte do Programa internacional Casa Ronald McDonald, coordenado no Brasil pelo Instituto Ronald McDonald. A instituição hospedou ao longo do ano de 2014, mais de 160 adolescentes e crianças com câncer e seus acompanhantes, tanto da região, quanto de outros estados. Segundo o superintendente do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves, a inauguração do projeto é um momento de comemoração para todos. “Quando o paciente fica hospedado em uma Casa Ronald McDonald evita-se que a criança ou o adolescente interrompa o tratamento, pois a casa de apoio provê toda a ajuda necessária para a estadia na cidade. A Casa funciona como um grupo de suporte para pais e pacientes lidarem melhor com a doença. Daí a importância de reconhecermos e apoiarmos ainda mais o trabalho que está sendo realizado”, comemora Neves.

Fonte: Casa Ronald McDonald Campinas.