Colorindo a autoestima

“Me lembro da gravidez do meu primeiro filho. Quando olhava para aquele barrigão e pensava: será que vou conseguir ser uma boa mãe?” É sobre esse mundo de inseguranças e incertezas que falaremos abaixo. A perspectiva é que será um pouquinho diferente. Vem comigo?


Não nascemos com a maternidade, vamos aprendendo e quando vê, já foi! Passamos a ser as primeiras que se levantam da cama, e as últimas que se deitam.

Aos poucos, aqueles dias dedicados a hidratar os cabelos, fazer as unhas e se maquiar tornam-se eventos espremidos entre uma natação e um curso de inglês, o colégio e o mercado.

A gente acaba esquecendo como é importante se sentir bonita e bem cuidada.

Foi conhecendo a Claudia Araújo, maquiadora na Casa Ronald McDonald de Campinas que me lembrei que autoestima também é saúde!

Cláudia é a fada madrinha da Casa. E por onde passa vai deixando um rastro de sorriso e brilho nos olhos.

Quando estivemos juntas, ela me contou como conheceu os programas apoiados pelo Instituto Ronald McDonald, a Casa Ronald McDonald é um deles…e senti a emoção dela descrevendo o dia em que encontrou a Gi, uma menina de 13 anos, super alto astral que amava maquiagem. 

Sua garra e alegria me encantaram. Foi ela quem me fez acreditar que eu podia ajudar. E decidimos marcar uma tarde de maquiagem para ela e as amigas.”

Infelizmente, a Gi não pode ter a sua aula, mas animou Claudia a levar a ideia para as outras mães e adolescentes. Acompanhando seu trabalho na Casa Ronald McDonald, entendi que não era só sobre disfarçar as olheiras ou as rugas de cansaço. O que ela resgata é muito maior e vem do coração. 

A cada make-up que elas faziam com as próprias mãos, se sentiam valorizadas, tiravam selfies e redescobriam sua feminilidade. Muitas vezes, com as internações e cuidados de seus filhos, as mães ficam sem tempo para sequer lembrar de se cuidar.”

As pessoas que conheceu neste período despertaram nela a vontade de fazer mais. A Claudia quer ser “youtuber”. Ter um canal de vídeos na internet para alcançar mulheres que precisam enxergar uma beleza ainda mais importante: a da vida.

A maquiagem revive a autoestima. Por alguns segundos, nada é mais forte que a felicidade de se sentir bonita. É neste momento que maquiar é cuidar de si. É a beleza que Claudia ensina com tanta dedicação e que transforma mulheres em guerreiras.

Eu nunca havia trabalhado em um projeto assim, e posso dizer que isso mudou minha percepção sobre o valor das pequenas coisas. Acredito que todos deveriam conhecer os programas do Instituto Ronald McDonald. Com certeza sairiam diferentes, assim como eu saí.”

Colorindo a autoestima

A cada dia me surpreendo mais com a importância do trabalho voluntário na promoção do bem. Claudia é a rainha das cores e vai colorindo a luta contra o câncer com amor e solidariedade.

Gostou do texto? Então acompanha no nosso blog tudo sobre o bem-estar de crianças e adolescentes com câncer.