close.png

Newsletter SignUp

Inscreva-se no nosso eNewsletter para ler histórias inspiradoras de nossas famílias e aprenda como seu apoio ajuda as crianças a se curarem.

  •  
  • Erro

    Não foi possível recuperar seus dados devido a um erro.

  • close.png thank_you.png
    OBRIGADO POR INSCREVER-SE

    Estamos muito satisfeitos por você ter decidido se juntar à nossa família. Hoje, você se juntou a um movimento global que permite que as famílias se concentrem no que é mais importante - o filho doente - enquanto cuidamos do resto!

    Seus amigos na Ronald McDonald House Charities
     

    Exercendo o equilíbrio e a gratidão com técnicas mindfulness

    Com a chegada do ano novo acabamos contagiados pela energia de renovação. Fazemos listas de metas, traçamos objetivos e ficamos animados com a possibilidade de tirar planos do papel.


    Esses dias acabei descobrindo que dia 6 de janeiro é o Dia da gratidão. Vocês sabiam disso?

    Achei que super combina com esta fase do ano. Afinal, para que possamos realmente seguir em frente com as novas metas precisamos sempre agradecer pelas já conquistadas. Achei muito legal começar o ano com o pé direito.

    Nessa onda de reflexão, cheguei à conclusão de que andei estressada além do normal em 2018. Sabe aquelas irritações desnecessárias? Aquela mania de reclamar sempre? Pois é, me vi fazendo muito isso este ano.

    Decidi que para 2019 quero trabalhar melhor minha mente e exercitar minha espiritualidade.

    Dicas e descobertas da internet

    Foi passeando pela internet que encontrei uma técnica chamada mindfulness. Já ouviram falar?

    A tradução literal é atenção plena. Trata-se de uma prática meditativa que nos faz estar 100% conscientes e atentos ao momento que estamos vivendo. A técnica nos ensina a estar concentrado aos detalhes do nosso dia a dia, o que desenvolve habilidades como organização, bem estar e produtividade.

    Eu venho praticando e já consigo ver as diferenças. Inclusive, tem até uma técnica específica para crianças que estou ansiosa para praticar com os meninos.

    São muito os fatores de estresse, ou seja, ou motivos que nos tiram do sério, o mindfulness age em cima das nossas resposta às esses estímulos estressantes. Com nosso aprimoramento da técnica, vamos reagindo de forma diferente e mais saudável aos problemas naturais da rotina diária. Isso vai acontecer através do cultivo da atenção plena. Vou dividir com vocês algumas técnicas que venho aprendendo:

    Prática de 3 minutos

    Esta prática é muito simples, e estou fazendo todos os dias porque é bem rapidinho. O exercício é bem simples, você só precisa reservar 3 minutos da sua rotina para respirar. Encontre um lugar calmo e silencioso onde você possa exercitar. Sente-se em uma posição confortável, alinhe a coluna, feche os olhos e foque em você.

    Primeiro, mentalmente, vá sentindo seu corpo e percebendo o contato dele com o chão, ou local onde você esteja sentado. O peso do tecido da roupa, a pulsação do seu coração. Então, parta para a respiração. Perceba como seu corpo funciona em cada movimento de inspirar e expirar. Gradualmente, vá trazendo sua concentração, novamente, para o seu corpo e as sensações da troca com a natureza.

    É um prática muito simples que você pode experimentar no seu horário de almoço.

    Body Scan (escaneamento do corpo)

    Esta prática consiste em perceber o próprio corpo, parte por parte. Identificar as sensações de relaxamento em cada membro do nosso corpo. Comece pela cabeça, perceba os sons, os cheiros, o peso da cabeça sobre os ombros, os braços, vá descendo e chegue até as pontas dos dedos das mãos e dos pés. É um autoreconhecimento do seu corpo e de sua manifestação na natureza.

    Recordando objetos (técnica para crianças)

    Tire um dia para fazer um passeio com seu filho. Durante o percurso, peça que ele vá observando os detalhes, olhando as casas, as ruas, as pessoas…depois sentem juntos em algum lugar calma, é hora de praticar. Peça que ele recorde 5 objetos do percurso, mas com detalhes, unindo imaginação e memória. As primeiras vezes ele pode não dar muitos detalhes, mas com a prática recorrente eles vão ficando mais ricos.

    Paciência e dedicação no aprendizado

    As técnicas de mindfulness vão se aperfeiçoando ao longo de cada treinamento, por isso, é natural que nossa cabeça às vezes fuja e vá para nas contas do mês. O importante é reconhecer esse viajar da mente e conseguir trazê-la de volta. Desligar-se, cada dia mais, daquilo que você não está focado naquele momento. Sua mente está dedicada aos movimentos da técnica de mindfulness.

    Experimente incorporar os benefícios do mindfulness para sua rotina de 2019. Você vai perceber a infinidade do poder da nossa mente.

    Quer aproveitar mais dicas de saúde para o corpo e para mente? Então saiba tudo sobre bem-estar para crianças. Você pode fazer a família toda entrar o ano novo neste ritmo de cuidado e equilíbrio.

    Leia mais no blog

    IRM Histórias

    • overlay

      Mariele Costa da Silva

      X

      A história de Mariele é muito especial, pois ela foi uma das primeiras crianças a usufruir da Casa Ronald McDonald Belém, uma casa de apoio feita com muito carinho para receber pacientes que chegam à capital do Pará para tratamento. Vale lembrar que, segundo dados do Inca (Instituto Nacional d... (Continuar lendo sobre Mariele Costa da Silva)

    • overlay

      JULIA FARIA

      X

      Em 2008, Julia Moreno Faria, hoje com 13 anos (2021), foi diagnosticada com glicogenose hepática 1B. Em 2014, um novo diagnóstico: mielodisplasia. Julia, apesar de ser nascida no Rio de Janeiro, é hospede da Casa Ronald McDonald Campinas, no interior de São Paulo, e ainda continua seu tratamento... (Continuar lendo sobre JULIA FARIA)

    • overlay

      FAMÍLIA NEVES

      X

      A história da Família Neves começou com a história de uma família comum: pai, mãe e dois filhos que viviam no bairro da Tijuca e levavam uma vida tradicional. Trabalho, escola, lazer no Tijuca Tênis Clube e futebol com a torcida pelo Vasco da Gama. Mas esta história começou a tomar um novo ... (Continuar lendo sobre FAMÍLIA NEVES)

    • overlay

      Maria Vitória Gomes Ferreira

      X

      Maria Vitória tem apenas 11 anos, mas já passou por muita coisa na vida. Quando tinha apenas cinco aninhos foi diagnosticada com um tumor cerebral. Ela teve que mudar radicalmente sua rotina. Saiu do pequeno município de Rio Crespo, em Rondônia, no norte do país, para uma grande cidade com o... (Continuar lendo sobre Maria Vitória Gomes Ferreira)

    • overlay

      JUAN YURE

      X

      Da cidade de Fortaleza, no Ceará, Juan Yure Carneiro das Chagas, com apenas 12 anos, já enfrentou obstáculos que poderiam desestruturar qualquer pessoa adulta. Depois de uma inocente brincadeira entre amigos, Juan descobriu uma alteração no osso femoral. A partir dessa constatação, ele foi di... (Continuar lendo sobre JUAN YURE)

    • overlay

      MACISTER JUSTINO

      X

      Aos 17 anos, com um caderno de desenhos e lápis de cor nas mãos, Macister Junior Justino chegou na Casa Ronald McDonald Campinas, umas das sete unidades do Programa Casa Ronald McDonald em operação no Brasil. O jovem foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin – um câncer no sistema linfático -... (Continuar lendo sobre MACISTER JUSTINO)

    • overlay

      HELOISA GEMELLI

      X

      Em maio de 2017, aos 14 anos, Heloisa Gemelli, de Cascavel, no Paraná, foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin. Seu pai, Alessandro, médico, já havia sido capacitado pelo Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald (o Programa, em 10 anos, já capacitou mais de 26 mil profissionai... (Continuar lendo sobre HELOISA GEMELLI)

    • overlay

      OSCAR E ANA BEATRIZ

      X

      Ana Beatriz, 19, andava inquieta pelos corredores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém - PA. Ela não gostava de ficar muito tempo no quarto. Internada para fazer exames relacionados ao Teratoma de Ovário, em 2017, quando conheceu a Vilma, que estava com o filho internado. Ele,... (Continuar lendo sobre OSCAR E ANA BEATRIZ)

    • overlay

      JUAN CARLOS

      X

      Em 2011, aos 10 anos, Juan Carlos de Araújo Moreira foi diagnosticado com câncer: 10 tumores malignos e uma metástase no pulmão. Hoje, aos 18 anos, ele está curado, é estudante de técnico de informática, está no seu primeiro emprego e tem o sonho de estudar fora do país. Juan mora em Campo... (Continuar lendo sobre JUAN CARLOS)

    • overlay

      Vicente e Antônio

      X

      "Eu falo para todo mundo que meu filho foi muito bem recebido na Casa Ronald McDonald Belém. É um lugar muito organizado, que nos recebeu de braços abertos. Estou muito feliz de estar aqui com ele". O relato emocionado é do Vicente Nascimento, pai do Antônio Márcio Nascimento, de 13 anos, q... (Continuar lendo sobre Vicente e Antônio)

    Conheça as

    Famílias

    FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

    Inscreva-se para receber todas as atualizações do Instituto Ronald McDonald