Instituto Ronald McDonald e Assistência Social: trabalhando juntos pelo câncer infantojuvenil.

O mês de maio é dedicado a reconhecer o importante papel dos assistentes sociais. Uma carreira que tem como objetivo principal elaborar formas de tornar a vida de muitas pessoas um pouco melhor.

Cuidado, compreensão e empatia são sentimentos humanos muito importantes para a construção de uma sociedade. Além disso, eles também são partes essenciais do dia a dia de uma profissão que trabalha pelo bem-estar de outras pessoas. Saiba mais sobre saúde e bem-estar nesse post  clique aqui.

Existe um senso comum que desconhece o trabalho realizado por esses profissionais, mas eles agem na vida de todos. Uma das suas principais funções é elaborar políticas públicas que influenciam diretamente no cotidiano.

Geralmente, eles estão presentes em instituições que planejam, coordenam, implementam e avaliam projetos sociais em benefício da sociedade. Para isso, essas pessoas precisam aplicar seus conhecimentos em estudos que aprendam o funcionamento, a organização e as culturas de uma sociedade. Todavia, também é preciso aprender a entender a mente humana e seus anseios.      

É impossível falar sobre assistência social sem falar de pessoas.

A assistência social na oncologia pediátrica

Para as famílias que lidam com o câncer infantojuvenil os assistentes sociais são figuras bastante presentes. Eles estão sempre ali no dia a dia do tratamento para tentar elaborar formas de tornar o processo mais leve e fácil.

Eles apoiam em várias etapas. No início, ajudam a lidar com os sentimentos e na elaboração de planos para conciliar a rotina diária com as novas prioridades. Depois, auxiliam nos processo de manutenção da rotina de toda a abordagem médica, encontrando maneiras de fazer com que tudo isso seja possível. É nessas horas, por exemplo, que elas encaminham pacientes de hospitais oncológicos para casas de apoio como as Casas Ronald McDonald.

Trabalhando em parceria

Todo o trabalho do Instituto Ronald McDonald é permeado pelas ações realizadas pelos assistentes sociais. Isso porque são eles quem lidam diretamente com as famílias que o Instituto trabalha para aproximar da cura do câncer infantojuvenil.

Muitas vezes, são as realidades reportadas por esses profissionais que levam o Instituto a agir por meio dos programas que mantém.

Eles são fundamentais em todos os processos e trabalham lado a lado com Instituto para atuar na resolução do desafio oncológico.  

É por isso que, no mês de maio, o Instituto Ronald McDonald faz questão de exaltar a importância da assistência social. Sem ela a realização do projeto do Instituto não seria possível. Aproximar os índices brasileiros de cura do câncer infantojuvenil aos índices internacionais é uma missão realizada em plena colaboração com esses profissionais.

Sendo assim, todo nosso orgulho e reconhecimento a todos os assistentes sociais que cuidam, apoiam e constroem sorrisos para muitas famílias brasileiras!