Resgate a verdadeira Páscoa de esperança e renovação

Ano após ano, costumamos celebrar datas especiais do nosso calendário. Comemoramos os dias de folga e também cumprimos algumas das tradições.

No Natal trocamos presentes, no carnaval nos divertimos com as fantasias e na Páscoa a festa do chocolates.

 

Mas será que estamos vivendo o verdadeiro espírito dessas datas?

A Páscoa, talvez, seja a data que mais foi perdendo o significado ao longo dos anos. Hoje em dia, é muito comum resumir a Páscoa à troca dos ovos de chocolate. No entanto, sua origem traz uma reflexão importante e deveríamos lembrar mais dela.

Ao longo dos anos, a tradição foi se adaptando aos hábitos de povos diferentes e ganhou novos símbolos. Entretanto, ela sempre foi celebrada como uma forma de passagem, e inclusive, tem raiz na palavra hebraica Pessach.

Há milhares de anos, a Páscoa era um costume celebrado pelos judeus como comemoração da libertação do seu povo da escravidão egípcia. Além disso, povos europeus costumavam celebrar o início da primavera, em meados de março e abril. Na época, resistir ao rigoroso inverno europeu era como viver novamente, por isso, esses meses foram marcados pelo sentimento de resistência e logo deveriam ser comemorados.

Depois, a Páscoa foi incorporada pela igreja católica como a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, onde por muitos anos foi um país majoritariamente católico, somou o evento aos seus costumes sociais, e a data passou a ser um marco no calendário e um dia reservado às celebrações.

 

Festeje um novo ciclo!

No entanto, embora as comemorações tenham ganhado novos formatos, o significado da Páscoa permanece o mesmo. Hoje, pode até não ser o principal sentimento da época, mas sua existência carrega um importante símbolo: a renovação.

A Páscoa é o marco para uma nova vida, uma nova era que reacende a fé na vida e nos lança ao um novo amanhecer.

Embora muitas pessoas não se contagiem com isso, o feriado pode ser um momento de força e esperança. Um dia para se revigorar e acreditar no poder da mudança.

Na vida é comum enfrentar batalhas que por muitas vezes parecem nos derrubar. Episódios que nos fazem acreditar não haver um fim ou então que nos colocam para baixo e nos fazem desacreditar de um final feliz. As famílias que enfrentam o desafio do câncer infanto juvenil, constantemente, se deparam com esse sentimento.

 

Nesta Páscoa, se renove em família!

Por isso na Páscoa, antes de focarmos nos chocolates ou nas comidas típicas, precisamos valorizar seu verdadeiro significado. Lembrar de todos esses fatos históricos que simbolizam a Páscoa e deixar que o sentimento de uma estação que passa e renasce inunde nosso coração.

Para isso, busque se fortalecer ao lado de quem você ama. Espalhe este sentimento de renovação de forças para quem caminha ao seu lado e também precisa se apegar a esta expectativa.  

Nesta data, celebre a união e a chance de estar juntos, ao lado das pessoas mais especiais para você. Dê ao domingo de Páscoa seu verdadeiro sentido, aquele que que festeja a passagem para um novo tempo de esperança e vitória.