O poder do sorriso na vida dos pacientes

Aposto que você já escutou por aí que “rir é o melhor remédio'” Não é? Bem, por mais que um sorriso não cure sozinho, existe sim um fundo de verdade nesse ditado.


Quando a gente ri, nosso corpo recebe uma imensa descarga de benefícios que são essenciais pra qualidade de vida de qualquer um.

E que benefícios são esses, exatamente?

Tantos que ficaria até cansativo citar todos! A lista é longa, e se divide entre benefícios físicos, mentais e sociais.

De uma forma geral, quando a gente ri, nossa imunidade aumenta, os músculos relaxam, as dores diminuem, assim como os hormônios do estresse. Rir também diminui a pressão arterial, ajuda na digestão, na circulação e oxigenação do sangue, além de estimular a produção de endorfina — conhecida como o hormônio da felicidade.

Isso sem citar nem 1/3 das vantagens que uma boa gargalhada traz ao nosso corpo e mente!

A importância da risada na luta contra as doenças

Toda pessoa deveria incluir mais gargalhadas na rotina, mas esses benefícios são especialmente importantes pra quem está passando por alguma internação ou tratamento — principalmente aqueles mais invasivos e desgastantes.

Pensa comigo: se com uma simples gripe, a gente já fica abatido e desanimado, imagine só como deve se sentir uma pessoa que tem que passar meses, até mesmo anos, em um hospital, lutando contra uma doença séria?

Profissionais afirmam que manter o bom humor em dia é um grande diferencial no processo de cura, e foi por isso que eu resolvi doar não somente dinheiro, mas doar sorrisos àqueles que mais precisam deles.

O papel do voluntário no bem-estar dos pacientes

Se já é angustiante imaginar passar por isso como um adulto, sempre fiquei com o coração apertado ao pensar nas milhares de crianças e adolescentes que estão, agora mesmo, lutando contra doenças, como o câncer infantojuvenil.

Como eu já contribuía financeiramente para o Instituto Ronald McDonald, resolvi ir além e me tornar um voluntário, com o objetivo de levar mais alegria e leveza para aquele ambiente, aqueles pequenos guerreiros e suas famílias.

A diferença que isso faz na vida deles fica estampada em seus rostos, e eu garanto que as risadas que compartilhamos fazem bem não só para a saúde física e mental deles, mas para a minha também. Fazer rir acaba sendo uma oportunidade de lutar por uma causa.

Nesse texto aqui, reuni depoimentos reais de crianças, adolescentes e suas famílias sobre o impacto que a positividade dos voluntários tem em suas jornadas. Leia mais sobre a repercussão do voluntariado e entre você também nesse barco da solidariedade!