5 ONGs para ser voluntário

Quando decidi ser voluntário, muitas coisas passaram pela minha cabeça. Eu teria tempo de me dedicar aos outros em meio a correria do dia a dia? Será que exigiria um dinheiro que eu não teria como doar? Admito, foi preciso fazer algumas escolhas e, hoje, posso dizer: cada uma delas valeu a pena.


A partir do momento que assumi esse compromisso, entendi que estava fazendo muito mais do que jamais imaginei. Foi exercendo a cidadania e desempenhando meu papel na transformação positiva da sociedade que conquistei sorrisos de crianças e adolescentes. Acho que os conquistei muito menos do que eles me conquistaram.

Foram os dias ao lado deles que me ensinaram o verdadeiro significado paciência e resiliência. Com eles, eu encontrei minha causa, algo que me faz levantar uma bandeira e acreditar que mudar a realidade deles está de fato nas minhas (e nas suas) mãos. Eu, que raras vezes me senti parte de algo, finalmente entendi que estou dentro de um contexto, dentro de um grupo, que sou parte da mudança.

É por isso que venho aqui hoje compartilhar um pouco com vocês. Separei cinco ONGs incríveis que merecem seu tempo e dedicação, e que podem mudar a forma como você leva a vida. Vamos combinar, é também um ótimo jeito de começar 2019!

Casa Ronald McDonald

Uma casa longe de casa e mais conhecida como “casinha”, a Casa Ronald McDonald é coordenada pelo Instituto Ronald McDonald. É nela que crianças e adolescentes com câncer e seus familiares ficam quando estão em tratamento longe de suas cidades de origem. Elas oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial — tudo isso de graça.

Espaço da Família Ronald McDonald

O Programa Espaço da Família Ronald McDonald também é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald. Chegou ao Brasil para complementar o objetivo das Casas, oferecendo conforto e acolhimento dentro das unidades médicas. É nele, por exemplo, que se desenvolve o projeto Escola Móvel.

Essa dedicação já traz resultados: com o oferecimento de uma infraestrutura digna, além de ambientes e atividades que tornam o tempo menos desgastante, houve redução no abandono do tratamento e mais famílias encontraram a cura para o câncer infantojuvenil!

Pequeno Cotolengo

Fundado por São Luis Orione, a ONG Pequeno Cotolengo chegou ao Brasil em 1965. Seu primeiro lar foi Curitiba, quando uma comunidade impulsionou a construção deste sonho até ele se tornar realidade. Hoje, a ONG é um espaço para crianças necessitadas e abandonadas.

O trabalho faz com que elas se sintam respeitadas, protegidas e amadas, construindo um lar para quem perdeu o seu e que ultrapassa os limites de tijolos e cimento, sendo feito também de confiança. Eles acolhem pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) que foram abandonadas, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco.

ABCD Nossa Casa

Com 18 anos de história, essa ONG nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes. Ela faz isso por meio de uma educação de qualidade, capaz de integrar esses jovens totalmente na sociedade, tornando-os excelentes profissionais e cidadãos preparados.

Nela, respeita-se muito a individualidade como forma de construção do coletivo, respeitando os limites e dando o apoio necessário para cada uma das crianças de forma particular, até que suas famílias biológicas se reestruturem ou até que seja feito devido encaminhamento à famílias do coração.

TETO Brasil

O TETO chegou ao Brasil em 2007, com sede em São Paulo. Com a missão de trabalhar nas comunidades a fim de superar a pobreza por meio de formações e ações conjuntas de moradores e voluntários, ele tenta construir uma sociedade mais justa, igualitária e integrada, que abre espaço para que qualquer pessoa exerça plenamente seus direitos e deveres.

Um dos trabalhos mais conhecidos é justamente unir as pessoas para a construção de casas nas comunidades, literalmente dando um Teto para essas pessoas.

E essas são apenas algumas formas de ajudar. Para quem tem tempo realmente curto e não consegue abrir espaço na agenda para atividades semanais, a doação é uma alternativa que também faz toda a diferença na rotina das pessoas.

Afinal, sem o investimento necessário, nenhuma dessas atividades seria viável. Seja doador do Instituto e ajude a mudar a vida de crianças e adolescentes com câncer.